escreva sobre o antigo regine?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Formação do Antigo Regime
Depois de uma guerra que durou 116 anos, conhecida como “Guerra dos Cem anos” entre a França e a Inglaterra, a França ficou devastada. Essa batalha que causou inúmeras mortes começou em 1337 e só terminou em 1453.
França e Inglaterra brigavam pelo trono da França. Mesmo em maior número, os franceses perderam importantes confrontos nessa guerra. Além da devastação causada pelos conflitos, não só a França mas boa parte da Europa sofreu com a chamada “Peste Negra”.
A França saiu vitoriosa da guerra, mas ainda tinha que lidar com os problemas internos do seu reino. Dispersos pela doença, guerra e devastação, os franceses também precisaram se reorganizar politicamente.
Para se consolidar, os monarcas do antigo regime precisavam de apoio político e financeiro, pois tinham pretensões de expandir o território através da ocupação de colônias. Eles encontraram esse aporte na burguesia, uma classe em ascensão formada por comerciantes.
Três camadas principais constituíram o antigo regime: o clero, a nobreza e a burguesia.
•Clero – Também conhecido como Primeiro Estado, era formado por: abades, bispos, padres, frades e monges. Esse grupo representava 1% da população. Possuíam muita força política e econômica.
•Nobreza – Também chamada de Segundo Estado. Os nobres eram membros da família real ou tinham adquirido títulos através da compra. Essa categoria representava 2% da população.
•Burguesia – Conhecida como Terceiro Estado. A burguesia, da qual faziam parte os comerciantes, trabalhadores do campo e profissionais liberais, representava todo o restante da população.
O Capitalismo comercial assim como as práticas mercantilistas vigoravam na Europa. O Antigo Regime tinha um Estado centralizado. A função exercida pela Igreja Católica também foi muito importante. Com as bênçãos da Igreja, o monarca era o representante de Deus na terra. Ele e sua descendência tinham sido escolhidos de forma divina para governar o povo.