escreva aqui 2 causas de morte dos indígenas hoje em dia
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Os resultados apresentados permitem verificar que as condições de saúde da população indígena são piores que as da população total. A análise dos óbitos indígenas por causas sugere estágios diferentes no processo de transição epidemiológica entre as populações de estudo. Na população indígena os óbitos por doenças infecciosas e parasitárias permanecem entre as causas mais importantes, ao passo que as doenças crônicas degenerativas ainda apresentam menor importância. Conforme destaca Laurenti , estes resultados refletem a dinâmica da composição populacional durante longo período de tempo e resultam do comportamento da fecundidade, da mortalidade e dos deslocamentos populacionais.
Os resultados apresentados permitem verificar que as condições de saúde da população indígena são piores que as da população total. A análise dos óbitos indígenas por causas sugere estágios diferentes no processo de transição epidemiológica entre as populações de estudo. Na população indígena os óbitos por doenças infecciosas e parasitárias permanecem entre as causas mais importantes, ao passo que as doenças crônicas degenerativas ainda apresentam menor importância. Conforme destaca Laurenti , estes resultados refletem a dinâmica da composição populacional durante longo período de tempo e resultam do comportamento da fecundidade, da mortalidade e dos deslocamentos populacionais.Todavia, um primeiro aspecto que merece destaque refere-se à implantação da fonte de dados consultada em 1999 e, portanto, em fase de aprimoramento. Na análise dos resultados do presente estudo há necessidade de considerar as possíveis limitações, seja do ponto de vista qualitativo ou quantitativo, pois estudos apontam preenchimento inadequado dos dados dos SIASI, tendo em vista a diversidade, a alta rotatividade, o desconhecimento da importância do preenchimento correto e a falta de treinamento e de capacitação permanente dos profissionais que trabalham na área . Souza & Santos ressaltam, ainda, a falta de uniformidade no registro de dados entre os pólos-base, duplicidade de registros, sub-registros de óbitos, registros indevidos de abortos e natimortos como nascidos vivos, registro duplicado de um natimorto também como nascido vivo.
Os resultados apresentados permitem verificar que as condições de saúde da população indígena são piores que as da população total. A análise dos óbitos indígenas por causas sugere estágios diferentes no processo de transição epidemiológica entre as populações de estudo. Na população indígena os óbitos por doenças infecciosas e parasitárias permanecem entre as causas mais importantes, ao passo que as doenças crônicas degenerativas ainda apresentam menor importância. Conforme destaca Laurenti , estes resultados refletem a dinâmica da composição populacional durante longo período de tempo e resultam do comportamento da fecundidade, da mortalidade e dos deslocamentos populacionais.Todavia, um primeiro aspecto que merece destaque refere-se à implantação da fonte de dados consultada em 1999 e, portanto, em fase de aprimoramento. Na análise dos resultados do presente estudo há necessidade de considerar as possíveis limitações, seja do ponto de vista qualitativo ou quantitativo, pois estudos apontam preenchimento inadequado dos dados dos SIASI, tendo em vista a diversidade, a alta rotatividade, o desconhecimento da importância do preenchimento correto e a falta de treinamento e de capacitação permanente dos profissionais que trabalham na área . Souza & Santos ressaltam, ainda, a falta de uniformidade no registro de dados entre os pólos-base, duplicidade de registros, sub-registros de óbitos, registros indevidos de abortos e natimortos como nascidos vivos, registro duplicado de um natimorto também como nascido vivo.Apesar das limitações, algumas evidências atestam favoravelmente à possibilidade de inferir sobre a situação de saúde da população indígena do estado. A proporção de 12% de mortes por causas mal definidas, um dos indicadores mais simples da qualidade de dados de mortalidade, cujos valores refletem a disponibilidade da assistência médica prestada à população e as características do preenchimento da declaração de óbito, foi inferior a 13,3% registrada para o país em 2003 27, o que sugere a viabilidade de utilização da fonte consultada.
Espero ter ajudado ;)
Abraço e bons estudos!! <3
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás