era a primeira vez que essa doença (varíola) se propagava na região do atual estado da Bahia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim
Explicação:
No Brasil, a varíola foi referida pela primeira vez em 1563, na Ilha de Itaparica, na Bahia, disseminando-se para Salvador e causando grande número de casos e óbitos, principalmente entre os indígenas (MS, 1973a).
Resposta:O texto é claro ao abordar o impacto de doenças como a varíola sobre os povos ameríndios. Comenta, inclusive, que as armas de fogo poderiam ser utilizadas pelos povos nativos contra os europeus mas a doença apenas os vitimava – uma vez que os europeus tinham anticorpos.
DESCRITOR E DISTRATORES:
A alternativa A é incorreta porque o texto deixa claro que as doenças foram fatores tão ou mais importantes que as armas de fogo na conquista; a alternativa B é incorreta porque os ameríndios não tinham superioridade bélica, diante das armas de fogo europeias; a alternativa C é incorreta porque os ameríndios não conseguiram controlar a varíola naquele tempo; a alternativa E é incorreta porque as populações nativas não aceitam a dominação passivamente: resistiram e lutaram.
HABILIDADE:
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Explicação: