Entre os anos de 1780-1781 Tupac-Amaru liderou a maior rebelião indígena da América. Hoje ele é considerado o herói nacional e precursor da independência do
a) Haiti.
b) Chile.
c) Peru.
d) México.
Soluções para a tarefa
Tupac Amaru é considerado um herói nacional do Peru. Portanto, a alternativa correta é letra c) Peru.
Tupac Amaru era um Peruano com descendência real dos incas, que iniciou reformas no seu país em favor da qualidade de vida dos indígenas nativos e da forma como eram submetidos ao trabalho.
Com cerca de 60% da população sendo de indígenas nessa epóca (em contraste aos apenas 12% de brancos espanhóis e descendentes), a população nativa (como mulheres e crianças) estava sendo submetida a trabalhos forçados em minas e tecelagens (em um regime de exploração conhecido como mita).
Assim, Tupac primeiramente iniciou uma revolta pacífica, desejando conversar com os governantes e donos de minas, a fim de dar uma melhor qualidade de trabalho. Entretanto, após não obter nenhuma resposta positiva, decidiu iniciar uma inssureição contra o governo.
Sua ideia logo se alastrou pelo país, e, pela sua extensa rede de contatos, recrutou milhares de indígenas. Por onde passava o seu exército, armazéns e depósitos eram assaltados, armas eram obtidas, e a escravidão local era abolida.
Em 5 de abril de 1871, ocorreu a batalha final contra o exército dos vice reis de Lima e Buenos Aires, que contava com mais de 17 mil homens. Tupac foi feito refém, e executado de maneira brutal logo após. Entretanto, após sua morte, reformas institucionais ocorreram no país (como a extinção da encomienda), melhorando um pouco a qualidade de vida dos nativos.
Para aprender mais sobre o período colonial nas américas, acesse https://brainly.com.br/tarefa/80012