Entende-se por viés um erro, vício, distorção ou desvio. Na epidemiologia, o viés é o resultado ou a inferência desviada da realidade ou os processos que levam a tais desvio. O viés é não intencional e é proveniente de questões conceituais e metodológicas não resolvidas previamente.
DE OLIVEIRA FILHO, Petrônio Fagundes. Epidemiologia e Bioestatística–Fundamentos para a Leitura Crítica. Editora Rubio, 2015.
Clarissa, formada em nutrição, está tentando solucionar uma investigação. No posto de saúde em que trabalha, mães relatam que seus filhos estão com coceira intensa na cabeça. Clarissa está desconfiada que seja um caso de piolhos. A escola é a mesma que estas crianças estudam. Conversando com a diretora da escola, foi informada que a escola encontra-se em reforma. Saindo da escola, Clarissa também começou a cocar a cabeça, foi quando percebeu que eram picadas de insetos.
Considerando os diferentes tipos de viés, assinale a alternativa que indica o tipo de viés descrito na situação problema apresentada:
Escolha uma:
resposta é Viés de confundimento. Correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
Nesse caso temos o viés de confundimento pois Clarissa pensa que é uma coisa que na realidade não é.
Pelas características que recebemos é bem provável que pensaríamos em piolhos, uma vez que estava tendo obra ali por perto e que as crianças estudavam todas na mesma escola, ou seja, umas pegavam das outras.
Porém devemos pensar que poderíamos ter também outros tipos de patologias que poderiam estar relacionadas, sendo assim seria necessária uma investigação mais afundo para que não ocorre o confundimento.
Respondido por
21
Resposta: Viés de confundimento.
Explicação:
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás