Enquanto propriedades, os ácidos graxos
a.
insaturados são sólidos à temperatura ambiente e contribuem para a elevação do colesterol LDL, enquanto os ácidos graxos saturados são líquidos e diminuem os níveis de colesterol.
b.
são líquidos à temperatura ambiente e contribuem para a elevação do colesterol LDL, enquanto os ácidos graxos insaturados são sólidos e diminuem os níveis de colesterol.
c.
são sólidos à temperatura ambiente e contribuem para a diminuição do colesterol LDL, enquanto os ácidos graxos insaturados são líquidos e aumentam os níveis de colesterol.
d.
são sólidos à temperatura ambiente e contribuem para a elevação do colesterol LDL, enquanto os ácidos graxos insaturados são líquidos e diminuem os níveis de colesterol.
e.
são sólidos à temperatura ambiente e contribuem para a elevação do colesterol HDL, enquanto os ácidos graxos insaturados são líquidos e diminuem os níveis de colesterol HDL.
Soluções para a tarefa
A alternativa A) é a correta.
Quanto mais insaturações (ligações duplas) mais solido será o acido graxo em temperatura ambiente, eles contribuem para o aumento do LDL, que é o colesterol ruim.
O colesterol é um composto lipídico que é usado em diversas situações, como o aumento da rigidez celular, formação de hormônios sexuais e também é um dos precursores da vitamina D.
Existem três tipos, o LDL, HDL e o VLDL, apenas o HDL é bom.
Espero ter ajudado!
Resposta:
são sólidos à temperatura ambiente e contribuem para a elevação do colesterol LDL, enquanto os ácidos graxos insaturados são líquidos e diminuem os níveis de colesterol.
Letra: D
Explicação:
As propriedades físicas dos ácidos graxos e o ponto de fusão estão relacionados à característica das cadeias carbônicas como comprimento e grau de instauração. Comumente são insolúveis em água, de modo que quanto maior a cadeia e menos ligações duplas presentes, mais apolar será o ácido graxo. Ácidos graxos de cadeia curta têm pequena solubilidade em água devido ao grupo ácido carboxílico; já ácidos graxos saturados de 12 a 24 carbonos têm consistência de cera ou gordura à temperatura ambiente; enquanto que os ácidos graxos insaturados de mesmo comprimento são líquidos ou oleosos (NELSON; COX, 2014). A diferença nas cadeias carbônicas dos ácidos graxos saturados e insaturados também influencia nas concentrações de lipídeos no sangue, dado que os ácidos graxos saturados aumentam os níveis de “colesterol ruim” (LDL) e, consequentemente, aumentam o risco de doenças cardiovasculares; já os ácidos graxos insaturados tendem a diminuir os níveis de colesterol total e LDL (NELSON; COX, 2014).