Biologia, perguntado por beleperezdias3309, 11 meses atrás

(Enem) Na década de 1990, células do cordão umbilical de recém-nascidos humanos começaram a ser guardadas por criopreservação, uma vez que apresentam alto potencial terapêutico em consequência de suas características peculiares. O poder terapêutico dessas células baseia-se em sua capacidade de a) multiplicação lenta. b) comunicação entre células. c) adesão a diferentes tecidos. d) diferenciação em células especializadas. e) reconhecimento de células semelhantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
351
Olá!!! Bom vamos lá!

Para resolvermos essa questão é necessário pensarmos que as células do cordão umbilical ainda não são diferenciadas nessa fase da vida, podemos pensar também que são células chamadas de células tronco, isso porque elas tem alta capacidade de diferenciação podendo se tornar células especificas e até mesmo podendo ajudar na reconstituição de tecidos adultos.

Sendo assim podemos dizer que a alternativa correta é a letra D, pois como falamos acima, o cordão pode acabar se diferenciando em células especializadas para diferentes funções.

Espero ter ajudado em algo!
Respondido por loiralucy
199

Resposta:

d) diferenciação em células especializadas.

Explicação:

As células do cordão umbilical dos recém-nascidos ainda não estão diferenciadas, e são chamadas de células tronco. Elas tem alta capacidade de divisão e de se diferenciar em uma célula de qualquer tecido, podendo se especializar em uma célula específica. As células tronco podem ser utilizadas para reconstituir tecidos adultos.

Perguntas interessantes