História, perguntado por carolviolin5674, 1 ano atrás

(ENEM-MEC/2009) y/A formação dos Estados foi certamente distinta na Europa, na América Latina, na África e na Ásia. Os Estados atuais, em especial na América Latina - onde as instituições das populações locais existentes à época da conquista ou foram eliminadas, como no caso do México e do Peru, ou eram frágeis, como no caso do B ra sil-, são o resultado, em geral, da evolução do transplante de institui­ ções europeias feito pelas metrópoles para suas colônias. Na África, as colônias tiveram fronteiras arbitrariamente traçadas, separando etnias, idiomas e tradições, que, mais tarde, sobreviveram ao processo de descolonização, dando razão para conflitos que, muitas vezes, têm sua verdadeira origem em disputas pela exploração de recursos naturais. Na Ásia, a colonização europeia se fez de forma mais indireta e encontrou sistemas políticos e administrativos mais sofisticados, aos quais se superpôs. Hoje, aquelas formas anteriores de organização, ou pelo menos seu espírito, sobrevivem nas organizações políticas do Estado asiático // GUIMARÃES, S. P. Nação, nacionalismo, Estado. Estudos Avançados, n. 62, v. 22, jan./abr. 20C8. São Paulo: Edusp. (Adaptado) Relacionando as inform ações ao contexto histó­ rico e geográfico por elas evocado, identifique a opção correta acerca do processo de formação socioeconôm ica dos continentes mencionados no texto.

a) Devido à falta de recursos naturais a serem explorados no Brasil, conflitos étnicos e culturais com o os ocorridos na Á frica estiv eram au sen tes no período da independência e form ação do Estado brasileiro.
b) A m aior distinção entre os processos histó- rico-form ativos dos continentes citados é a que se estabelece entre colonizador e colonizado, ou seja, entre a Europa e os demais.
c) À época das conquistas, a A m érica Latina, a África e a Ásia tinham sistem as políticos e adm inistrativos m uito m ais sofisticados que aqueles que lhes foram im postos pelo colonizador.
d) Comparadas ao México e ao Peru, as institui­ções brasileiras, por terem sido elim inadas à época da conquista, sofreram mais influência dos modelos institucionais europeus.
e) O m odelo histórico da form ação do Estado asiático equipara-se ao brasileiro, pois em am bos se m anteve o espírito das form as de organização anteriores à conquista.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
87
Olá,

 A resposta para a sua questão é a letra b:

     b) A maior distinção entre os processos histórico-formativos dos continentes citados é a que se estabelece entre colonizador e colonizado, ou seja, entre a Europa e os demais. 

  O texto fala sobre o processo de colonização do continente americano, asiático e africano onde vários países começam a conquistar terras e dominar povos. Dessa forma os países colonizadores começam a dominação em cima dos povos locais, e inicia-se também um sentimento de superioridade por parte dos colonizadores.

   Portanto, a relação colonizador e colonizado são mais as maiores distinções que ocorrem nos continentes citados no texto. Tanto pela forma de dominação quanto pelo sentimento de superioridade embutido nos colonizadores.
Respondido por trabalhosacademico
29

Resposta:

A maior distinção entre os processos histórico formativos dos continentes citados é a que se estabelece entre colonizador e colonizado, ou seja, entre a Europa e os demais.

Explicação:

O texto menciona fenômenos distintos de colonização que refletem a formação social de cada um desses países até os dias atuais. Na América Latina, a relação com o colonizador se deu de maneira muito violenta, o que não ocorre tanto nos países asiáticos.

Perguntas interessantes