Português, perguntado por alinecarlota8001, 1 ano atrás

(Enem /M EC) Oxímoro (ou paradoxo) é uma construção textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudação de Jon (tirinha abaixo) expressa o maior de todos os oxímoros.Nas alternativas abaixo, estão transcritos versos retirados do poema “O operário em construção’'. Pode-se afirmar que ocorre um oxímoro em a) “Era ele que erguia casas d) “... o operário faz a coisa Onde antes só havia chão." E a coisa faz o operário.” b) “...a casa que ele fazia e) “Ele, um humilde operário Sendo a sua liberdade Um operário que sabia Era a sua escravidão." Exercer a profissão." c) “Naquela casa vazia (MORAES. Vinícius de. A n t o l o g i a p o é t i c a . São Paulo Que ele mesmo levantara Companhia das Letras. 1992 Um mundo novo nascia De que sequer suspeitava."_)

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
9
Olá.


De acordo com o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra B.


Oxímoro, nada mais é que um paradoxo, ou seja, trata-se de uma figura de linguagem, que aborda em uma mesma frase, palavras contrárias.

Temos vários exemplos na literatura  brasileira sobre essa figura de linguagem como no texto de Camões, em que diz:

“Amor é fogo que arde sem se verÉ ferida que dói e não se senteÉ um contentamento descontenteÉ dor que desatina sem doer”.

Ou na frase de Carlos Drummond “Eu fujo ou não sei não, mas é tão duro este infinito espaço ultra fechado”.

E isto pode ser percebido no texto porque quando é expressa a ideia de a casa que ele fazia, aborda também sobre a liberdade e a escravidão, conceitos que são totalmente contraditórios, e exprimem outros significados.

Espero ter ajudado!



Perguntas interessantes