Física, perguntado por beterrabera, 10 meses atrás

Encontrar corrente sem saber a resistência?
gab = D mas não entendi

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lsdunley
1

As resistências L2 e L3 estão conectadas nos mesmos pontos que a resistência L4. Logo, L4 e o grupo L2-L3 estão sob a mesma tensão.

O grupo L2-L3 está ligado em série. Logo, temos uma resistência equivalente 2L neste grupo. E vamos dizer que a resistência L4 vale L. Assim, podemos escrever:

i1.2L = i2.L

i1 = corrente que passa no grupo de resistências L2 -L3

i2 = corrente que passa por L4

i2 = 2.i1

E sabemos que i1+i2 = 120mA

Substituindo

i1 + 2.i1 = 120

3.i1 = 120

i1 = 40mA

Logo, i2 = 80mA (letra D)


beterrabera: Por que a resistência L1 não faz diferença na resolução?
lsdunley: Em L1 já sabemos que a corrente é 120mA. Precisamos saber como essa corrente se divide. Então apliquei as equações após o ponto de divisão da corrente.
lsdunley: Dizendo de outra maneira. L1 tem influencia sobre a corrente total do sistema. Mas ela não tem influencia em como essa corrente total se divide. Não importa quem for L1 a corrente total i2 será sempre o dobro de i1.
beterrabera: E ela é o dobro de i1 pois onde i1 passa temos o dobro de resistência, ou seja, onde a resistência é maior, menor será a quantidade de corrente que passa por lá.

Então se a lâmpada L2 não existisse, sendo somente L3 e L4 em paralelo, a corrente i1 e i2 seriam divididas em 2, ficando 60mA, pois a resistência seria a mesma em ambos os lados. Mas como temos resistências diferentes, a intensidade da corrente se altera. Isso confere?
lsdunley: Exatamente
lsdunley: O unico detalhe é que nesse ultimo exemplo que vc deu não seria 60 e 60. Removendo uma das resistências (L2) a corrente total seria um pouco maior que 120. Mas com certeza a corrente se dividiria ao meio entre 1 e 2
Perguntas interessantes