História, perguntado por neilaoenningneila, 1 ano atrás




(ENADE 2014 - Adaptada) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo na história do mundo. A história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada Guerra Fria.

HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 223 (adaptado).


Considerando o fragmento acima, que se refere ao período de Guerra Fria, analise as afirmações a seguir.

I. A configuração do cenário internacional apresentava o mundo dividido entre as duas superpotências, com exceção da África, cuja situação de pobreza a tornava uma região sem importância em termos geoestratégicos.

II. O domínio soviético sobre o leste europeu e a separação desta região do resto da Europa ficaram conhecidos como “Cortina de Ferro”, caracterizando um modelo socialista, de economia planificada e representação política unipartidária.

III. Diversos movimentos políticos na América Latina sofreram influência de uma política ligada aos ideais norte-americanos, que buscava impedir a ascensão do comunismo em países latino-americanos como, por exemplo, Brasil.

É correto o que se afirma em:







Alternativas




Alternativa 1:


I, apenas.






Alternativa 2:


III, apenas.






Alternativa 3:


I e II, apenas.






Alternativa 4:


II e III, apenas.






Alternativa 5:


I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por diogomurillo
13

Resposta:

II e III, apenas

Explicação:

II- O domínio soviético sobre o leste europeu e a separação desta região do resto da Europa ficaram conhecidos como "Cortina de Ferro", caracterizando um modelo socialista, de economia planificada e representação política unipartidária.

III- Diversos movimentos políticos na América Latina sofreram influência de uma política ligada aos ideais norte-americanos, que buscava impedir a ascensão do comunismo em países latino-americanos, como o Brasil.

Respondido por yohannab26
1

A respeito dos fragmentos da Guerra Fria temos como afirmativas corretas as assertivas II e III. ( Alternativa 4)

II. O domínio soviético sobre o leste europeu e a separação desta região do resto da Europa ficaram conhecidos como “Cortina de Ferro” [...]

⇒ A expressão "Cortina de Ferro" foi utilizada pela primeira vez no discurso do ministro britânico Winston Churchill, onde ele elucidou a divisão territorial da Europa sendo Capitalista e Socialista.

 Sendo a região capitalista governada pela potência mundial dos Estados Unidos, enquanto o território socialista era governado pela URSS.

III. [...]América Latina sofreram influência de uma política ligada aos ideais norte-americanos, que buscava impedir a ascensão do comunismo em países latino-americanos como, por exemplo, Brasil.

⇒ Entre os movimento brasileiros de impedir a ascensão do comunismo está o Golpe Militar de 1964, onde os militares tomaram o poder,  exonerando a presidência do João Goulart.

Segundo os militares (ativistas da direita), o motivo para esse atentando foi impedir que João Goulart transformasse o Brasil em um país comunista.

Para mais informações, acesse:

O que foi o Golpe de 64: brainly.com.br/tarefa/4081209

Anexos:
Perguntas interessantes