Filosofia, perguntado por ccmarlene2003, 10 meses atrás

Émile Durkheim (1858 – 1917), tem o conceito de fato social como central na sua produção. De acordo com o sociólogo, estudar os fatos sociais seria o próprio objetivo da Sociologia. Os fatos sociais, tomados como coisas, possuem características essenciais, como a exterioridade, a generalidade e a corcividade. Características que acabam por determinar as ações ou o comportamento dos sujeitos. Daí surge uma questão fundamental: sendo o comportamento determinado socialmente, como ou em qual posição Durkheim situa o indivíduo?
a) segundo Durkheim, o indivíduo ocupa um lugar central da compreensão das relações sociais, visto que cada subjetividade compõe o corpo social, assim como é a soma das células agrupadas e que dão forma e vida aos corpos orgânicos.
b) Durkheim foi um pensador adepto do liberalismo, portanto, era defensor da centralidade do indivíduo e da ideia derivada de Adam Smith de que a sociedade e seu progresso seria resultado da soma simples dos interesses egoístas de cada um.
c) a partir de suas obras fundamentais, podemos compreender que Durkheim teve forte influência do Positivismo, portanto, ele deslocava o indivíduo para segundo plano, visto que as determinações do meio ambiente afetam a natureza humana decisivamente.
d) de acordo com o pensamento de Durkheim, a figura teórica do indivíduo não possui importância para a análise das relações sociais, visto que a sociedade regula a vida dos sujeitos e o comportamento humano está condicionado pelas relações sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por rrzutin
3

Resposta:

Alternativa D

Explicação:

Perguntas interessantes