Em uma preparação alimentar é necessário conhecer as quantidades de cada ingrediente que será utilizado e fazer a compra de alimentos de acordo com essa estimativa. Saber esses cálculos evita gastos desnecessários com a compra de alimentos além do que se vai utilizar e também evita o desperdício de alimento. Além disso, evita a falta de ingredientes no preparo das refeições. São utilizadas algumas medidas de quantidades como peso bruto, peso líquido e porção. O profissional da área deve estar bem familiarizado com esses termos e empregar corretamente na compra de alimentos/ingredientes.
Associe corretamente as quantidades e sua respectivas definições:
I. Peso bruto.
1. Quantidade de alimento que não foi submetido ao processo de limpeza, com características originais como cascas e talos.
II. Peso líquido.
2. Corresponde a quantidade de alimento total que resta após a etapa de pré-preparo, pronto para a cocção, corte, misturas.
III. Porção.
3. É a quantidade em gramas, estipulada por pessoa, do alimento cru e limpo, retirada as partes não comestíveis (cascas, ossos, excesso de pele e gordura), que deve ser considerado no preparo da refeição.
IV. Per capita.
4. É a quantidade do alimento, em gramas, pronto para servir, por pessoa.
V. Peso limpo.
5. Alimento após a retirada das partes não comestíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Escolha uma:
a. I-5; II-2; III-4; IV-3; V-1.
b. I-3; II-2; III-1; IV-4; V-5.
c. I-1; II-2; III-4;IV-3; V-5. Correto
d. I-4; II-3; III-1; IV-2; V-5.
e. I-2; II-1; III-4; IV-5; V-3.
Soluções para a tarefa
Olá! Vamos correlacionar os itens:
1. Quantidade de alimento que não foi submetido ao processo de limpeza, com características originais como cascas e talos. - Esse alimento corresponde ao primeiro de todos, como ele está antes do processo de retirada de outras partes não aproveitáveis. Portanto, é o peso bruto (I), que conta com o que vai ser aproveitar e o que vai jogar fora .
2. Corresponde a quantidade de alimento total que resta após a etapa de pré-preparo, pronto para a cocção, corte, misturas. - É basicamente o peso bruto do alimento menos tudo que foi jogado fora que não seria aproveitado, sendo assim o peso líquido (II).
3. É a quantidade em gramas, estipulada por pessoa, do alimento cru e limpo, retirada as partes não comestíveis (cascas, ossos, excesso de pele e gordura), que deve ser considerado no preparo da refeição. - Essa afirmação faz referência ao alimento per capita (IV), já que está se referindo basicamente ao peso limpo só que por cada pessoa.
4. É a quantidade do alimento, em gramas, pronto para servir, por pessoa. - Já essa frase se relaciona diretamente com a porção (III), que é uma quantidade de peso líquido (envolvendo peles, gorduras) que será servido por pessoa.
5. Alimento após a retirada das partes não comestíveis. - Esse é o peso (V) limpo, após a retirada de tudo o que não pode se comer, como ossos, gorduras e tudo mais.
Portanto, podemos afirmar que a alternativa C é a correta.
I-1; II-2; III-4;IV-3; V-5.