Em seu artigo “Adorno e a dimensão social da Arte”, Wisley Francisco Aguiar destaca os pressupostos de Theodor Adorno em relação à função humanizadora da arte, tendo por base a tela “Os retirantes”, de Candido Portinari. Quanto a isso, assinale a alternativa INCORRETA. ALTERNATIVAS
a) A obra de Candido Portinari (1903-1962), Retirantes, de 1944, é um misto de sensibilidade e emoção que retrata perfeitamente o sofrimento do povo nordestino em meio à seca.
b) Em traços profundos e marcantes, o pintor expressa seus sentimentos diante de uma realidade fria e desumana. Portinari desenhou um protesto ao descaso que a modernidade legou àqueles que foram incluídos nos benefícios da modernidade e da técnica.
C) Em um mundo onde o avanço científico poderia proporcionar o fim da penúria entre as pessoas, o que mais se vê é a acentuada banalização do sofrimento e do horror em prol do interesse econômico.
D) A pintura de Portinari ilustra bem uma situação vivida por milhões de brasileiros que não tiveram a mesma oportunidade de vida. Assim, sua obra é exemplo de como a arte, ao longo da história, se volta para uma nova realidade. Ela se destaca como dimensão social. Ao se relacionar com outras atividades humanas, a arte deixa transparecer seu forte caráter de protesto social.
E) A concepção de arte para Adorno não pode ser desvinculada de seu compromisso social. É por meio da análise do fenômeno artístico contemporâneo que o filósofo procura "denunciar" o caráter de manipulação do capital na arte. Crítica social e crítica artística não podem se separar quando o assunto é a consciência das pessoas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Fui de letra A. Pela epoca em que foi pintada e pelo quadro que se agrava ate hoje.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás