Em relação à coesão e à coerência textuais, é verdadeiro afirmar que:
a.
é importante considerar a coesão e a coerência como dois importantes princípios de textualidade que se atualizam no texto de forma interdependente e intercondicionante para viabilizar a produção de sentidos, tanto na produção quanto na recepção de textos.
b.
a construção da coesão e da coerência se dá, apenas, na interação entre interlocutores, por meio do compartilhamento de conhecimentos prévios, sob as determinações socioculturais e históricas do contexto.
c.
dominar mecanismos linguísticos relacionados à coesão e à coerência nos textos é a única maneira de desenvolvermos novos recursos para a produção escrita e para a leitura.
d.
a coesão está relacionada a estabelecer uma unidade de sentido no texto e a coerência, a uma continuidade do texto.
e.
a coesão e a coerência se estabelecem nos textos também na interação entre interlocutores, por meio do compartilhamento de conhecimentos prévios, por isso o domínio de mecanismos linguísticos não se torna importante para a construção de sentidos na produção e recepção dos textos.
Soluções para a tarefa
Resposta: A
Explicação:
letra A ----- é importante considerar a coesão e a coerência como dois importantes princípios de textualidade que se atualizam no texto de forma interdependente e intercondicionante para viabilizar a produção de sentidos, tanto na produção quanto na recepção de textos.
A Coesão e coerência textual são dois aspectos muito importantes na construção de um texto.
A Coesão Textual é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.
A Coerência Textual é a relação lógica das ideias de um texto que decorre da sua argumentação - resultado especialmente dos conhecimentos do transmissor da mensagem.
Um texto contraditório e redundante ou cujas ideias iniciadas não são concluídas, é um texto incoerente. A incoerência compromete a clareza do discurso, a sua fluência e a eficácia da leitura.