Filosofia, perguntado por BTRessel, 1 ano atrás

“Em plena renovação orientalizante, o Helenismo afirma-se como tal em fase da Ásia, como se, pelo contato reatado com o Oriente, tomasse melhor consciência de si próprio. A Grécia se reconhece numa certa forma de vida social, num tipo de reflexão que definem a seus próprios olhos sua originalidade, sua superioridade sobre o mundo bárbaro: no lugar do Rei cuja onipotência se exerce sem controle, sem limite, no recesso de seu palácio, a vida política grega pretende ser o objeto de um debate público [...]. O Estado é a questão comum: no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais reais e a mitos de soberania, um pensamento novo procura estabelecer a ordem do mundo em relações de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os diversos elementos que compõem o cosmos.” (VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002, p. 11).



Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é correto afirmar:

Escolha uma:
a. O pensamento crítico filosófico foi capaz de superar a interpretação mitológica do universo, estabelecendo a supremacia cultural e política dos gregos em relação aos demais povos na história.
b. A filosofia representa uma ruptura em relação aos mitos, representando uma nova forma de pensamento plenamente racional desde as suas origens e um importante fator político deste contexto associa-se à organização política, com o surgimento da polis.
c. A filosofia consolidou a separação entre mitologia e ciência a partir do pensamento de Aristóteles, que se apropriou da razão para explicar a origem do universo.
d. Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual, em particular na fase de transição entre os pré-socráticos, que fizeram a intermediação entre divindades e ciência.
e. Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.

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Respondido por Jhous
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A filosofia representa uma ruptura em relação aos mitos, representando uma nova forma de pensamento plenamente racional desde as suas origens e um importante fator político deste contexto associa-se à organização política, com o surgimento da polis.
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