Em 2018, foi o registrada a menor distância entre ápice Marte e Terra em todos os tempos. Os dois planetas chegaram a estar afastados por cerca de 57,7 milhões de quilômetros. Com uma distância tão próxima, agências espaciais aproveitaram para lançar sondas e robôs ao planeta com o objetivo de buscar informações e pela primeira vez, coletar material do solo marciano. Tudo isso ocorre porque distância menor significa economia de energia de combustível. A próxima oportunidade de aproximação máxima será em 2035. A distância do planeta Terra ao planeta Marte, expressa em notação científica e em metro, que é o padrão internacional de medida de distância e com apenas duas classes de precisão, fica corretamente representada em: *
Soluções para a tarefa
Esse valor corresponde a 5,77 x 10¹⁰ m (Alternativa D).
A notação cientifica é uma forma simplificada de representar números muito grandes ou muito pequenos, o que facilita sua representação e cálculos que envolva os mesmos. É muito usando na Ciência, daí seu nome.
Sua estrutura é dada por:
A x 10ⁿ
onde A corresponde ao coeficiente ou mantissa e n corresponde a ordem de grandeza.
Nesse caso temos um número de 57,7 milhões de quilômetros. Como 1 milhão corresponde a 10⁶, podemos escrever 57,7 x 10⁶ Km.
Como o coeficiente é obtido ao se posicionar a virgula após o primeiro algarismo significativo, temos que deslocar a virgula para a esquerda, o que faz com que o número se torne 5,77 x 10⁷ Km.
Como 1 Km corresponde a 1.000 m, temos que o valor é:
5,77 x 10⁷ . 1000 = 5,77 x 10¹⁰ m
Para saber mais:
brainly.com.br/tarefa/27137348
Espero ter ajudado!