História, perguntado por filipefmg6739, 1 ano atrás

Em 2007, na Espanha, aprovou-se uma lei que possibilitou indenizar vítimas da Guerra Civil (1936-1939) e do governo de Francisco Franco (1939-1975). A ação retratada na fotografia também é decorrente dessa lei.
No contexto das denúncias e apurações acerca dos crimes cometidos pelo governo franquista, a retirada da estátua equestre está associada à seguinte proposta:

(A) rejeição da história política
(B) reforço da identidade nacional
(C) redistribuição do patrimônio cultural
(D) redimensionamento da memória social

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
11
Tradicionalmente, os dirigentes de Estado criam e preservam os referências para seus feitos admiráveis, colocando-se, dentre eles, a construção de estátuas, monumentos, placas, museus, entre outros.

Assim, determinavam comemorações, causando interferência no que deve ser lembrado ou esquecido pela sociedade em geral.

No caso do Governo do General Francisco Franco (1939-1975), na Espanha, tais práticas foram bastante valorizadas no contexto de regime autoritário instalado após a Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que o Governo de Francisco Franco foi marcado pela perseguição aos seus opositores, especialmente a grupos de esquerda, socialistas e comunistas.

Com o processo de democratização instaurado nas últimas três décadas, as denúncias sobre os crimes cometidos pelo regime de Franco aumentaram muito, possibilitando uma maior mobilização da opinião pública em busca d apuração da verdade e criminalização dos culpados.

A foto em questão é um exemplo da retirada de uma das últimas estátuas do Governo do General Francisco Franco, em 2007, no sentido de não mais render homenagem  ou valorizar feitos e um governo autoritário e ditatorial, redimensionando a memória da sociedade espanhola.
Respondido por analuizasimas12354
1

Resposta:

D) redimensionamento da memória social

Explicação:

Perguntas interessantes