Elabore um resumo
Conteúdo: Obesidade - Educação física como combate a essa doença.
Mínimo de 20 linhas.
Rápido por favorrrr...
Soluções para a tarefa
Explicação:
A obesidade é considerada uma doença crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas doenças, é fator de risco para uma série de delas: hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo II, doenças cardiovasculares, osteoartrite, doenças cérebro – vasculares. O excesso de peso produz efeitos metabólicos adversos sobre a pressão arterial, sobre os níveis de colesterol, sobre os triglicérides e sobre a resistência à insulina. O controle destes fatores de riscos é de extrema importância antes que se instale uma doença crônica.
Como o exercício físico age no combate a obesidade?
O exercício físico tem o papel fundamental no combate a obesidade. É importante tanto na busca pelo peso ideal como na continuação deste depois de alcançado. Se o objetivo é eliminar peso, o exercício físico associado à alimentação adequada deve tornar-se permanente.
Os principais benefícios do exercício físico durante esse processo são:
- Queima de calorias;
- Redução do apetite e perda de peso;
- Redução do estresse e da depressão;
- Melhoras da função cardíaca e pulmonar;
- Melhora da aparência e da autoestima;
- Prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol.
Um indivíduo obeso precisa de cuidados especiais quando começa a praticar exercícios físicos?
R: Em primeiro lugar o indivíduo precisa procurar um médico para avaliar se está tudo bem. Em seguida, o educador físico planejará suas atividades. As atividades devem então ser individualizadas e respeitar as características físicas e clínicas de cada um. Grande parte dos indivíduos obesos são sedentários. O exercício físico deve ser introduzido gradualmente e de modo progressivo.
Resposta:
- Atividades físicas são indicadas para a obesidade
Caminhadas, corridas, dança e ciclismo estão entre as práticas mais simples e eficientes para combater a gordura. Nestes exercícios, são trabalhados vários grupos musculares (pernas, braços, abdome) de forma contínua e não muito intensa.
- Mudanças na sociedade causaram aumento da obesidade no Brasil
A obesidade é um problema crescente no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que 50,1% dos homens brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso; entre as mulheres, o número é de 48%. São considerados obesos 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres.
Na década de 1970, os números eram bem mais baixos. Apenas 18,5% dos homens e 28,7% das mulheres estavam acima do peso, na mesma faixa etária, e também segundo o IBGE. Por outro lado, 10% da população tinha déficit de peso em 1975, contra 2,7% em 2009.
Está claro que o desafio do país mudou. Se 40 anos atrás a preocupação era com a desnutrição, hoje é a obesidade que mais ameaça a saúde dos brasileiros. Isso é reflexo de uma mudança cultural. O consumo de alimentos mudou bastante. (…)
Pesquisas mostram também que a obesidade está crescendo mais entre as camadas mais pobres da população. Na década de 1970, as pessoas com excesso de peso e obesas eram mais comuns entre os mais favorecidos. Hoje, a situação já é totalmente inversa.
É uma característica típica dos países mais desenvolvidos, e uma das causas é o aumento do poder de consumo da classe C. Outra mudança importante foi o êxodo rural. O Brasil tinha mais pessoas trabalhando na roça, queimando calorias, e hoje tem mais gente nas cidades, com empregos que exigem menos esforço físico.
Outra consequência das mudanças na sociedade é o avanço da obesidade entre os mais novos – um terço das crianças com entre cinco e nove anos está acima do peso, ainda segundo o IBGE. Não há mais espaço para se brincar na rua, porque as cidades cresceram muito. Os espaços para atividades físicas estão nos condomínios de luxo, e não nos bairros mais pobres. O resultado são crianças mais sedentárias.
A tudo isso se somam os hábitos alimentares, que também mudaram. Alimentos, mais gordurosos, como sanduíches e pizzas, entre outros, ganharam espaço na mesa do brasileiro e também acarretam ganho de peso.