Português, perguntado por yasminchigo014, 8 meses atrás

É PRA AMH PFVR
7- Compare as cantigas lidas e preencha o quadro.

texto 1. texto 2

eu lírico

tema

cenário

cantiga de


8- No texto 1, o sofrimento amoroso(a coita) se manifesta por meio de uma parte do corpo. Que órgão é esse e como a coita se manifesta?


9- No texto 2, verificamos duas vozes. A primeira é a do eu lírico. A quem ela se dirige?


10- Cada poema apresenta um refrão que se repete, indicando o fim da estrofe. Esse recurso está presente na maioria das cantigas medievais. Sublinhe o refrão de cada texto e, depois, crie uma hipótese para seu uso.


11- Qual cantiga mais chamou sua atenção? Por quê?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lm2803268
15

Resposta:

7) tbm queria saber

8) os olhos

9) A Deus

10) tbm to precisando

11)O texto 2, pela complexidade de suas palavras


WukeMase: 10 - Texto 1: "choram e cegam, quand'alguém nom veem, e ora cegam por alguém que veem" Texto 2: "Ai Deus, e u é?"
WukeMase: acho que é isso
WukeMase: pelo que vi a repetição das frases serve para dar ênfase a um questionamento ou pensamento
Respondido por angelpercam2000
1

O trovadorismo medieval é marcado pela produção das cantigas, que podem ser de amigo ou de amor. As cantigas eram acompanhadas por instrumentos musicais e manifestavam o sofrimento amoroso sob a perspectiva tanto da nobreza quanto da população rural.

Eu lírico

7) No texto 1, o eu lírico é masculino; o tema é o amor cortês; o ambiente, a corte dos nobres e a cantiga é de amor. No 2, o eu lírico é feminino.; o tema é o amor entre nobre e plebeia;  o ambiente é rural e a cantiga é de amigo.

Coita

8) No texto 1, o eu lírico usa a metáfora dos olhos para demonstrar seu sofrimento. A coita se manifesta de duas formas, pelo choro diante da saudade da amada e a partir da luz que ela emite, quando finalmente os amantes se encontram.

Duas vozes

9) No texto 2, observamos a voz de Deus, a quem o eu lírico se dirige em busca de notícias sobre seu amado.

Composição

10) As poesias das cantigas são compostas pela repetição dos refrões ao final das estrofes. Este recurso intensifica a dor do sofrimento amoroso, pois, assim como o refrão, se repete.

Textos

11)   Os dois textos possuem características peculiares. O texto 1 usa uma linguagem bastante erudita, distanciada do português atual. O texto 2, por sua vez, usa termos simples, típicos do meio rural, para construir a cantiga.

Saiba mais sobre trovadorismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/13201577

Anexos:
Perguntas interessantes