- e-mail; - blog; - notícia; - reportagem.
Nesta pesquisa, para cada gênero mencionado acima, fale brevemente sobre
1) definição e usos;
2) contexto de circulação;
3) público-alvo;
4) tipologia textual preponderante e estrutura; 5) linguagem;
6) um exemplo curto.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Os gêneros textuais são utilizados para que um texto corresponda a uma determinada situação. Logo, percebe-se que esse tipo de texto é moldado de acordo com o público-alvo. E podem ser circulados através de jornais, revistas, sites e vários outros ambientes virtuais ou físicos. Dependendo do tipo de gênero, a linguagem pode ser usada de maneira formal ou coloquial.
Tipos de gêneros textuais e suas características:
E-mail: é uma mensagem eletrônica, atualmente usada para substituir o excessivo de cartas enviadas para os correios. Os emails são utilizados por empresas, somente enviados no ambiente virtual e sua linguagem é formal e objetiva. Esse gênero costuma possuir um conjunto de normas de formatação.
Exemplo de e-mail:
"Agradeço pelo contato. Atenciosamente, Banco BB."
Blog: esse tipo de texto funciona como uma espécie de diário virtual. É bastante utilizado para relatar situações e informações pessoais ou sobre outro assunto. É uma ferramenta bastante na atualidade. É interessante ressaltar que o blog não faz somente o uso da linguagem verbal, mas também é livre para incluir o uso de músicas, imagens, etc. Os textos de blogs são feitos de maneira formal ou coloquial, depende do tópico.
Exemplo de blog:
Blog sobre celebridades;
Blog de saúde;
Blog de culinária.
Notícia: é um gênero textual de caráter informativo consumido e veiculado nos meios de comunicação como jornais, televisão, revistas, rádio, etc . A notícia tem o intuito de falar sobre um tema recorrente no momento, ou informar sobre algum fato. Esse texto precisa ser redigido de modo formal, com discurso indireto e impessoal.
Exemplo de notícia:
"Brasil está entre os cinco países do mundo que mais usam internet" (Título da notícia)
Reportagem: é um texto que também possui o objetivo de transmitir e expor informações, no entanto, ele tem uma função social, que é a de conduzir o leitor a formar opinião sobre um determinado assunto. Sua linguagem é formal, objetiva e impessoal. E a reportagem pode ser veiculada nos meios de comunicação como televisão, revistas, jornais, etc.
Exemplo de reportagem:
"Trabalho na adolescência" (Título)