É evidente a quem investiga o objeto do conhecimento humano haver ideias atualmente impressas nos sentidos, ou percebidas considerando as paixões e operações do espírito, ou fnalmente formadas com auxílio da memória e da imaginação, compondo, dividindo ou simplesmente representando as originariamente apreendidas pelo modo acima referido. Pela vista tenho ideias de luzes e cores, e respectivos tons e variantes. Pelotato percebo o áspero e macio quente e frio, movimento eresistência e de todos estes a maior ou menor quantidade ougrau. Mas por estas palavras não designo alguma de minhasideias, mas alguma coisa distinta delas e onde elas existem, ouo que é o mesmo, porque são percebidas; porque a existênciade uma ideia consiste em ser percebida.BERKELEY, G. Dos princípios do conhecimento humano. São Paulo, SP: Abril Cultural,1973, p.20 (adaptado).O empirismo, linha flosófca a qual George Berkeley tornou-seuma das referências, defendia que: A Os sentidos precedem as impressões.B As ideias não têm importância no conhecimento humano.C As ideias são precedentes às sensações.D A sensação é apenas uma forma de ilusão.E Nada que provenha da empiria pode ser real
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A Os sentidos precedem as impressões.
George Berkeley foi reconhecido como um dos fundadores da filosofia empirista, que baseava-se na experimentação sobre todos os processos e fenômenos como parte do desenvolvimento da sociedade.
Diante disso, baseava-se na ideia de que os sentidos deveriam sempre preceder as impressões, para que as descobertas apresentassem fundamentos e pudessem, portanto, serem consideradas.
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás