É comum em obras de construção civil que a construtora ou incorporadora tenha que desembolsar dinheiro do próprio bolso e operar em negativo antes que o dinheiro das medições ou da compra dos imóveis entre e a obra comece a gerar lucro e operar com o caixa no verde. Nesse sentido, é um grande desafio fazer com que a obra opere no positivo ou, pelo menos, no negativo pelo menor tempo possível.
Veja a seguinte situação:
Seu desafio é apresentar 5 perguntas que poderiam ser feitas ao chefe e fazer uma análise econômica em cima das possibilidades, destacando quais seriam as vantagens e possíveis desvantagens de cada uma delas.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Algumas das possíveis perguntas são:
1. O cronograma foi feito da maneira “mais tarde”? Realizar o cronograma com as atividades sendo realizadas o mais tarde possível, sem comprometer o prazo da obra, dá a oportunidade ao gestor de contratar e pagar seus materiais mais tarde, o que pode representar um alívio nas contas dos primeiros meses. A desvantagem desse procedimento é que, se alguma atividade jogada para “mais tarde” atrasar, ela pode comprometer o prazo da obra.
2. Existe a possibilidade de obter adiantamentos? Oferecer preços especiais para clientes pelo pagamento feito com antecipação, ou em adiantamento, pode fazer a obra começar com saldo positivo e aliviar muito as contas dos primeiros meses.
3. Como foi feito o pagamento dos materiais? O parcelamento dos materiais para jogar as contas para a frente no calendário pode resolver o problema de sobrecarga de contas nos primeiros meses.
4. É possível alterar o cronograma? A alteração do cronograma muda, naturalmente, o fluxo de caixa. Assim, pode-se elaborar um cronograma que melhore as contas da obra. A desvantagem de mudar o cronograma é que isso dá chance ao erro, como alterar a ordem lógica das atividades da obra ou interferir no método de construção.
5. O cliente aceitaria o desbalanceamento da planilha de preços? Cobrar maiores taxas de BDI no começo da obra, sem alterar o total de BDI a ser recebido até o total da obra, é uma maneira de reduzir impacto negativo nos primeiros meses. A desvantagem é que isso pode causar desconfortos com o cliente.
Explicação: