E chamado de milagre grego a transicao do pensamento mitológico para o pensamento racional e filosofo. Tal passagem ocorreu com as teorizacoes dos pensamentos pré socráticos sobre a origem do universo e as transformações do cosmos. E importante perceber esse processo e resultado de um longo amadurecimento das ideias entre os fatores que favorecem o surgimento do pensamento filosofico?
Soluções para a tarefa
Sim, muito!
Por muito tempo os gregos foram considerados uma espécie de “deuses’ por essa grande criação para o pensamento ocidental. Como se eles tivessem criado do zero. Há ae um discurso semelhante ao surgimento de um herói. Eles apesar dos pesares eram seres humanos, com defeitos, questões e fizeram escolhas.
Alem do mais, pensamento que somos seres sociais (mas não apenas “folhas em branco” como propõe Locke), que todos nossos espaços de existência colaboram no nosso processo de compreensão, pensar e viver o mundo (segundo teóricos como Vygotsky e Piaget), essa visão é muito simplista.
Sabemos que os gregos iam ao Egito e aprendiam sobre Agrimensura, astrologia com os caldeus e babilônios, genealogia com os persas, alem de viajarem, seu comercio e trocas com diversos na região do mediterrâneo. Que o surgimento da filosofia se deveu exatamente a esse grande “caldo cultural” a qual os gregos iam se criando, criando suas idéias, perspectivas e modos de olhar. Como acreditar em deuses e seus limites de vida se faziam trocas com povos distantes o ano todo e tinham frutas e frutos que nunca cessavam? Como acreditar nas vontades divinas exclusivamente?
Foi nesse amplo leque de conhecimentos que os gregos foram bebendo novas maneiras de pensar o mundo e a vida.
Esse modo ainda foi sendo trabalhado contemporaneamente de acordo com o seu mundo diário ate o ponto da filosofia.
Sócrates , Platão e Aristóteles habitavam as cidades, refletiam sobre a vida nas cidades. Tales e Anaximandro de Mileto e outros de sua época buscavam compreender o porque o mundo era como era, o que o formava por habitarem regiões mais ruralizadas.
Assim, esse modo de pensar o mundo filosoficamente é fruto de uma grande mistura de conhecimentos de diversos lugares, tempos, grupos sociais e sociedades. Mesmo todos buscando explicar de maneira lógica os fatos (cada um com sua lógica).
Questão número 2 a resposta é A.