Durante a primeira metade do século XIX, Pernambuco foi palco de diversos movimentos sociais contra o poder monárquico. A respeito das motivações das revoltas citadas, analise os itens a seguir e na sequência assinale a alternativa correta. I – A Revolução de 1817, ocorrida durante o período joanino, foi uma reação contra a opressão econômica da Corte portuguesa sobre as Províncias nordestinas. II – A Confederação do Equador foi decorrente dos desmandos autoritários de D. Pedro, que dissolveu a Assembleia Constituinte, outorgando a Constituição de 1824, ocasionando intervenções nas políticas das Províncias nordestinas. III – Uma aspiração histórica das "províncias do Norte" – a autonomia provincial – acabava por configurar um projeto de Nação, o que impede de ver o federalismo pernambucano, ou quaisquer outros, como "separatista"
Soluções para a tarefa
Sobre os movimentos e revoltas sociais ocorridas no Estado de Pernambuco na primeira metade do século XIX podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas, portanto a resposta é letra E.
A Revolução de 1817
Os movimentos e revoluções sociais que aconteceram em Pernambuco no ano de 1817 foi uma consequência da disseminação das ideias iluministas vindas da Revolução Francesa e da insatisfação do povo devido aos altos impostos cobrados pela corte portuguesa, portanto a alternativa I é verdadeira.
É verdade também que Dom Pedro outorgou a constituição e dissolveu a assembleia constituinte por sentir que seu poder estava ameaçado, por isso a alternativa II está correta.
Esta revolução tinha um carácter liberal federalista e foi considerada uma aspiração histórica das "províncias do Norte" que buscavam a autonomia provincial por isso a alternativa III também é verdadeira.
A parte que falta da questão é:
quais são as corretas ?
a) apenas I
b) apenas I e II
c) apenas I e III
d) apenas II e III
e) I, II e III
Saiba mais sobre a província de Pernambuco aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19097363
#SPJ4