Durante a chamada "Fase do Terror", quando os jacobinos tomaram o poder e transformaram a França em uma República, várias medidas foram tomadas. Dentre as opções abaixo, qual delas NÃO faz parte daquelas tomadas por esse grupo durante a Revolução Francesa? *
1 Estabelecimento do voto censitário.
2 Abolição da escravidão nas colônias.
3 Guilhotinamentos de opositores.
4 Lei dos máximos.
5 Criação do Comitê de Salvação Pública.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Francesa foi, historicamente, o acontecimento mais importante do período Moderno. Ela faz parte de um movimento global que afetou todo o Ocidente nos fins do século XVIII.
A sociedade francesa da segunda metade do século XVIII era uma sociedade de estamentos, composta de dois grupos privilegiados o clero, Primeiro Estado e a nobreza, Segundo Estado, que oprimiam e exploravam um terceiro grupo, constituído pela grande maioria da população o Terceiro Estado, formado pelos burgueses, pelos camponeses sem terra e pelos sans – culottes, uma camada heterogênea composta de artesãos, aprendizes e proletários.
Os impostos e as contribuições para o rei, o clero e a nobreza eram pagos pelo Terceiro Estado. O clero e a nobreza não só tinham isenção tributária como ainda usufruíam do tesouro real, através de pensões e cargos públicos. Todo esse quadro de injustiças sociais foi denunciado pelos filósofos iluministas, o que muito contribuiu para a eclosão da revolução.
O clero e a nobreza tentaram diversas manobras para conter o ímpeto reformista do Terceiro Estado. Dada a intransigência dois Estados dominantes, o Terceiro Estado. Dada a intransigência dos Estados dominantes, o Terceiro Estado, reunindo-se em separado, a 15 de junho de 1789, proclamou-se em Assembléia Nacional, que a 9 de julho se transformou em Assembléia Nacional Constituinte.
No dia 14 de julho a Bastilha foi tomada pelo povo, a revolução estendeu-se ao campo, com maior violência, onde os camponeses saqueavam as propriedades feudais e invadiam os cartórios para queimar os títulos da propriedade daquelas terras.
A Assembléia Constituinte, no dia 4 de agosto, aprovou a abolição dos direitos feudais, e a 26 a Declaração dos Direitos do Homem. A finalidade dessas leis era a de aliviar as pressões da massa.
Em 1791 iniciou-se a fase denominada Monarquia Constitucional, com o rei perdendo seus poderes absolutos, o feudalismo abolido, os bens eclesiásticos nacionalizados, a instituição civil do clero e o reconhecimento da igualdade civil.
A República foi proclamada e a Convenção iniciou o governo, com supremacia dos jacobinos, liderados por Robespierre. Com a morte de Robespierre iniciou-se a fase denominada Reação Termidoriana, que assinala a volta da alta burguesia ao poder, esse período foi marcado por uma série de golpes, tanto da direita como da esquerda. O término foi em 9 de novembro de 1799, o 18 Brumário de Napoleão Bonaparte.
Explicação:
Espero ter ajudado!