durante 45 anos, EUA e URSS se enfrentaram no plano politico, ideologico, economico e cultural. Embora nunca tenham entrado diretamente em guerra um contra o outro, foram protagonistas do que ficou conhecido como guerra fria. como os estudos mais recentes explicam o conflito entre os dois paises?
Soluções para a tarefa
Olá!
Podemos afirmar que os estudiosos tratam a Guerra fria como um acontecimento mais de caráter ideológico, isto é, não houve embates diretos entre as potências, mas indiretamente estes apoiaram deferentes riais em diferentes guerras ocorridas pelo mundo.
Podemos afirmar que o embate compreendeu uma corrida armamentista e a luta por quem teria maiores armamentos, além de um embate espacial, com a disputa de quem teria maior poder tecnológico.
Resposta:
Tanto os EUA quanto a URSS, ao final da Segunda Guerra, tinham interesse de garantir áreas de influências no mundo. No caso estadunidense, tratava-se de impor sua hegemonia na Europa Ocidental e no Sudeste Asiático inclusive no Japão. No caso soviético, tratava-se de manter a influência da URSS sobre os países do Leste Europeu.