duas torneiras, ta e tb, de vazões constantes, enchem completamente os tanques a e b, respectivamente. esses tanques possuem a mesma capacidade e, inicialmente, estão vazios. sabe-se que torneira tb tem vazão igual ao dobro da vazão da torneira ta. se a torneira ta enche o tanque a em x horas, a torneira tb enche o tanque b em a horas. b horas. c x horas. d 2x horas. e 4x horas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A torneira Tb enche o tanque B em X/2 horas. Vejamos como resolver esse exercício.
Estamos diante de um problema de vazão de torneiras. Não será necessária a utilização de nenhuma fórmula para a resolução da mesma, apenas o raciocínio.
Vamos aos dados iniciais:
Duas torneiras, Ta e Tb, de vazões constantes, enchem completamente os tanques A e B, respectivamente, que possuem a mesma capacidade e estão ambos vazios inicialmente. Sabe-se que torneira Tb tem vazão igual ao dobro da vazão da torneira Ta. . Se a torneira Ta enche o tanque A em x horas, a torneira Tb enche o tanque B em quanto tempo?
Tempo que A enche o tanque:
Vazão = volume de água/tempo Tanque cheio Va. (x horas) = Va . x = vazão. tempo = volume de água/ tempo. tempo volume de água, constante, certo? Tempo que B enche o tanque, considerando o mesmo volume Va.x, que é uma constante, deve ser igual a X/2:
Mesmo tanque cheio, de mesmo volume = 2 x Va. (x/2 horas) = Va . x Portanto, o tanque Tb, enche o tanque B em x/2 horas.
Explicação:
confia