Duas partículas carregadas com cargas elétricas idênticas q, sustentadas por fios inextensíveis e de massa desprezível, encontram-se em equilíbrio de forças, como na figura mostrada abaixo:
De acordo com a figura a distância d = 3m que separa as duas cargas, o comprimento do fio1 L1 = 4 m e o comprimento do fio2 L2 = 5m. Formam um triangulo se considerarmos o ângulo que os dois fios formam. O d e L1 são respectivamente:
A) Cateto oposto e o cateto adjacente.
B) Cateto oposto e a hipotenusa.
C) Cateto adjacente e hipotenusa
D) Hipotenusa e cateto adjacente
E) Hipotenusa e cateto adjacente
Soluções para a tarefa
Eles representam o cateto oposto e o cateto adjacente, portanto, a alternativa correta é a letra a).
Antes de respondermos, lembremos os conceitos necessário para a solução. A hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto e é o maior lado em um triângulo retângulo.
O cateto oposto é aquele que se opõe ao ângulo formado entre a hipotenusa e o cateto adjacente ou aquele que fica na linha em que se forma o ângulo reto.
O cateto adjacente é aquele que forma um ângulo com a hipotenusa.
Anexei uma imagem para melhor entendimento.
Sabendo disso, podemos inferir, segundo a questão, que, se L1 é 4 metros, e o lado que possui 4 metros é o lado que forma o ângulo reto, L1 é o cateto oposto. Também, podemos dizer que, se d é 3 metros, d é o cateto adjacente, pois forma um ângulo com a hipotenusa.
Espero que a resposta seja satisfatória e correta, bons estudos!