Direito, perguntado por danielleluise2003, 4 meses atrás

Direito civil

Os pródigos possuem incapacidade absoluta, são gastadores contumazes, que, de forma inconsequente, dilapidam o próprio patrimônio e colocam em risco a própria subsistência.
Certo ( ) Errado ( )

A emancipação voluntária prevista no art. 5, parágrafo único, I do CC, é uma prerrogativa concedida aos pais de antecipar a maioridade dos filhos maiores de dezesseis anos, independente de concordância de ambos.
Certo ( ) Errado ( )

Soluções para a tarefa

Respondido por sorvete2215
1

Resposta: 1 = certo

explicação:

Uma pessoa prodiga é aquele que dilapida seus bens de forma compulsiva. É a pessoa que gasta imoderadamente seu dinheiro e seus bens, comprometendo o seu patrimônio. Por esse motivo, os pródigos são considerados relativamente incapazes e, portanto, podem ser interditados judicialmente

2 = certa

explicação: Como regra, o poder familiar cessa com a maioridade e com ela surge a plena capacidade civil. Contudo, em situações permitidas em lei, é possível a emancipação de menor de 18 (dezoito) anos.

A permissão para emancipação está no art. 5º do Código Civil de 2002 – CC/02, que trata das hipóteses em que a menoridade cessará.

Não obstante, a regra é que a menoridade chegue ao fim quando indivíduo atingir os seus 18 (dezoito) anos, isto é, a idade definida em lei para demarcar o momento em que a capacidade civil plena é alcançada.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes