Português, perguntado por yasminct01, 11 meses atrás

diferença de barroco e arcadismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por elisangelasantiagoly
2

Explicação:

Barroco: na pintura, escultura, arquitetura e artes decorativas, estilo, com elementos do alto Renascimento e do Maneirismo e ligado à estética da Contrarreforma, nascido em Roma c1600 e cujas características básicas são o dinamismo do movimento com o triunfo da linha curva e (esp. na escultura e pintura) a busca da captação das reações emocionais humanas [Cedo internacionalizado, o estilo ganhou traços específicos em cada país.]

Arcadismo: A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.

Respondido por elaisaacordeiro60
1

DIFERENÇA ENTRE BARROCO E ARCADISMO .

Ambos são movimentos literários , e totalmente diferente .

O barroco se deu por volta do século 16 , 17 e começo do 18, no Brasil e em Portugal.

O contexto histórico era o absolutismo , o colonialismo , reforma protestante e a contra-reforma .Por isso as características dessa literatura eram : dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo , e contradições .

Estilisticamente eram usadas muitas figuras de linguagem , o que é chamado ornamentalismo .

O tema era basicamente a angústia , diante da salvação / perdição, vida/morte , sensualismo /platonismo , esperança/pessimismo .

Em Portugal o nome de destaque dessa vertente é Pe. Antonio Vieira .No Brasil , Gregório de Matos.

O arcadismo por sua vez se deu logo em seguida .

Havia uma nova mentalidade consolidada , devido a Rev.Francesa , Independência de várias colônias , especialmente a dos EUA, Rev.Industrial .

Por isso ao invés de se entregar intensamente ao sentimento como o barroco fazia , agora a ordem era ser racional e equilibrado . Para isso retomaram o pensamento e estilo clássico (grego romano) .

Principais nomes : em Portugal , Bocage; no Brasil , Basílio da Gama , Cláudio Manoel de Costa e Tomás A.Gonzaga.

Perguntas interessantes