descrever o significado e exemplificar com 01 forma de relevo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Relevo é o modelo de superfície do Planeta Terra. Que são as formas que a camada externa apresenta devido as ações dos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). É a base da formação de diversas paisagens existentes do planeta, pois exerce influências no clima e, consequentemente, no tipo de vegetação.
As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do Himalaia, na Ásia.
espero ter ajudado :)
Resposta:
Relevo é o modelo de superfície do Planeta Terra. Isto é, as formas que a camada externa apresenta devido as ações dos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos).
É a base da formação de diversas paisagens existentes do planeta, pois exerce influências no clima e, consequentemente, no tipo de vegetação. A Geografia demonstra muito interesse no estudo do relevo. Isso ocorre porque esse elemento é importante para a distribuição da população, ocupação e organização do espaço geográfico.
No Brasil, grande parte do relevo é formado por planaltos, planícies e depressões, ainda que outros grupos, como serras, chapadas, tabuleiros e patamares, possam ser observados.
Planaltos : Os planaltos são terrenos normalmente planos, localizados em altitudes relevantes. São cercados, ao menos por um dos lados, por áreas mais baixas, a exemplo do Planalto Central Brasileiro, o Planalto Centro-Sul Mineiro, os planaltos da Região Amazônica e os planaltos da bacia sedimentar do Paraná.
Planícies : As planícies são regiões planas ou com poucas ondulações, constituídas pelo afastamento de sedimentos arrastados pela água ou vento. Na maioria das vezes estão localizados em áreas com baixa altitude. As planícies do Brasil com maiores destaques são a do Pantanal mato-grossense, a do rio Amazonas e seus principais afluentes , e as encontradas no litoral do país.
Depressões: A depressão é o grupo de relevos planos ou ondulados que localizam-se abaixo dos níveis de altitude das regiões vizinhas. Exemplos de depressão podem ser vistas na Região Amazônica, como as depressões do Acre e Amapá, e na Região Sudeste, onde sítios urbanos usaram os atributos do relevo para o levantamento de grandes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte.
Serras : As serras se estabelecem sem relevos acidentados e em forma de cristas e topos pontiagudos ou em margens elevadas por planaltos. São exemplos a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira. Chapadas e tabuleiros são relevos com topos planos constituídos de rochas sedimentares, frequentemente limitados por bordas com inclinações diferentes.
Chapadas : As chapadas ficam localizadas em medias e altas altitudes. A Chapada Diamantina, as chapadas dos Guimarães e dos Parecis são referenciais no Brasil. Os tabuleiros estão situados em altitudes mais ou menos baixas, podendo ocorrer nas faixas costeiras e interiores. No litoral, prevalece na região Nordeste e, no interior, na região Amazônica.
Patamares : Os patamares são formas planas ou onduladas que formam superfícies intermediárias ou degraus entre áreas com relevo mais alto e baixo. Podem ser vistos na região Nordeste, entre as depressões sertanejas, Serra da Borborema e na bacia sedimentar do Paraná, formando uma escada entre os diferentes níveis de planaltos.
Explicação:
Fonte: educamaisbrasil.