*Descreva as características morfológicas e mecanismos de ação das células abaixo:
- Linfócitos
- Plasmócitos
- Neutrófilos
- Eosinófilos
- Basófilos
- Mastócitos
- Células dendríticas
- Macrófagos
Soluções para a tarefa
- Linfócitos : possuem um grande núcleo esférico central com heterocromatina disposta na forma de grumos grosseiros fazendo com que o núcleo seja corado de maneira intensa e tem o citoplasma escasso. Pode ser B, T ou NK, eles reconhecem moléculas de organismos e/ou partículas estranhas em agentes infecciosos e combatem-nas através da resposta citotóxica mediada por células ou por resposta humoral produzindo imunoglobulinas (anticorpos).
- Plasmócitos : aspecto ovoide com núcleo esférico e deslocado do centro da célula. São células agranulócitas derivadas dos linfócitos B que sofreram diferenciação após respostas imunitárias exercidas por algum antígeno.
- Neutrófilos: Também conhecido como LINFÓCITOS POLIMORFONUCLEARES , possuem formato arredondado com diâmetro variável entre 10 e 14μm e possuem núcleos multilobados formados por dois a cinco lóbulos ligados entre si por pontes de cromatina; quando jovem, a célula apresenta um núcleo em forma de bastonete curvo e possui grânulos no seu citoplasma. Seu aumento é (geralmente) associado a infecções bacterianas.
- Eosinófilos : Seu núcleo é geralmente bilobulado e apresenta cromatina condensada enquanto que seu citoplasma possui uma grande quantidade de grânulos específicos que chegam a preencher cerca de um quinto do volume citoplasmático. Encontra-se elevado em casos de parasitose e alergias.
- Basófilos: Os basófilos possuem em sua estrutura inúmeros grânulos, que, em situações de inflamação ou alergia, por exemplo, liberam heparina e histamina para combater o problema.
- Mastócitos : A forma dos mastócitos varia de acordo com o ambiente em que são encontrados, quando estão aderidos ao tecido conjuntivo eles apresentam-se na forma alongada, e quando estão isolados das cavidades, na forma arredondada, possui grânulos no seu citoplasma. os mastócitos são células intimamente ligadas em processos como a asma, alergia e inflamação.
- Células dendríticas: As células dendríticas são importantes células do sistema imunológico que têm a função de capturar microorganismos prejudiciais ao organismo; em seguida, elas apresentam estes microorganismos aos linfócitos T ou B e muda de nome conforme o local em que se encontra
- Macrófagos: é uma célula derivada do monócito, é uma célula grande que possui diâmetro entre 25 a 50μm. Seu núcleo é grande e central.O citoplasma contém complexo de Golgi desenvolvido e uma grande quantidade de vesículas pinocíticas, lisossomos e vacúolos. Também são encontradas vesículas em processo de fusão com fagossomos formando os fagolisossomos. O citoesqueleto formado por filamentos de actina e microtúbulos é bem organizado e confere a superfície da célula um aspecto ondulado. Os macrófagos são reconhecidos como as células de limpeza do corpo tendo como função primária fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou microrganismos.
Fonte: InfoEscola