Dentro do sistema capitalista é comum vermos o crescimento de determinados grupos, em função da desvalorização, enfraquecimento e exploração de outros. Um destes grupos excluídos são as pessoas em situação de rua, estes, historicamente excluídos, predominantemente pretos – ou quase pretos, abandonados socialmente, com vínculos familiares e sociais interrompidos. Desafios para com o enfrentamento às drogas, desemprego e fome, que buscam nas ruas a fonte de reinvenção de sua vida, com criação de novos vínculos nas praças: "estar na rua é ter uma liberdade, mas uma liberdade que te aprisiona", diz Arlindo Ferreira, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR). PESSOA, Messias Douglas Coelho. Pela superação da situação de rua. Diário do Nordeste, 02 fev. 2022. Disponível em: httpdiariodonordeste. Verdesmares. Com. Br/opiniao/colaboradores/pela-superacao-da-situacao-de-rua-1. 3187946. Acesso em: 02 fev. 2022 (adaptado). A partir da leitura do texto na íntegra e dos estudos sobre "Interesse Social – Ética, democracia e cidadania", assinale a opção correta
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A partir da leitura do texto na íntegra e dos estudos sobre “Interesse Social – Ética, democracia e cidadania” pode-se concluir que a situação de rua é um desafio social, que envolve questões de ética e de comprometimento de cada cidadão com a coletividade.
Desigualdade social
A situação de rua é uma situação de extrema vulnerabilidade social, de modo que quem vive nessa condição vive à "margem da sociedade".
Nesse caso, compete a todos terem empatia e ajudar sempre que possível essas pessoas, de modo a buscar sempre ajuda das autoridades competentes para solução do caso.
Saiba mais sobre desigualdade social em:
https://brainly.com.br/tarefa/22345021
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes
Contabilidade,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás