Biologia, perguntado por ffseguranca, 9 meses atrás

Dentre os lipídios que compõem as membranas celulares, o colesterol é um componente estrutural essencial, presente nas membranas da maioria dos vertebrados. Algumas das funções do colesterol são permitir a formação de uma barreira semipermeável entre os compartimentos celulares e regular a fluidez de membrana. O colesterol contém, em sua cadeia, quatro anéis que conferem propriedades biofísicas especiais às membranas, aumentando a organização (coesão e empacotamento) dos lipídios vizinhos. Como a cadeia carbônica do colesterol é rígida, este lipídio é empacotado juntamente com lipídios de cadeia longa, os lipídios saturados, uma vez que as cadeias dos lipídios insaturados são mais flexíveis e encurtadas, em comparação aos lipídios saturados (Simons e Vaz, 2004). Dessa forma, o colesterol acaba formando na membrana, regiões ordenadas com lipídios empacotados conferindo a essas membranas uma menor fluidez e uma menor permeabilidade a moléculas polares (adaptado por: Bárbara Hissa, B et al. Membrane Cholesterol Regulates Lysosome-Plasma Membrane Fusion Events and Modulates Trypanosoma cruzi Invasion of Host Cells. Plosntds. March 2012 | Volume 6 | Issue 3). Com esse texto e os conhecimentos adquiridos sobre a temática, pode-se dizer que:

Embora não essencial, o colesterol auxilia a membrana no seu deslocamento e na permeabilidade seletiva.

O colesterol é um componente agressivo à membrana pois impede sua movimentação.

O colesterol é bem mais maleável que lipídios insaturados, dando à membrana, flexibilidade e encurtamento.

Quatro moléculas de colesterol conferem propriedades biofísicas especiais às membranas, aumentando a organização (coesão e empacotamento) dos lipídios vizinhos.

O colesterol organiza junto com outros lipídeos uma membrana com menor fluidez e uma menor permeabilidade a moléculas polares.

Soluções para a tarefa

Respondido por weversonlg
6

Resposta:

O colesterol organiza junto com outros lipídeos uma membrana com menor fluidez e uma menor permeabilidade a moléculas polares.

Explicação:

Perguntas interessantes