Dentre as áreas das Ciências Sociais, a Antropologia constitui-se como aquela que primeiro ganhou autonomia de atuação para a reprodução e a produção do saber, conforme destacado por Valenciano e Aguiar (2019) no material didático desta disciplina, que explora, também, as relações da área com a Sociologia e o papel de ambos enquanto bases à consolidação da educação.
VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. C. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2019.
Com relação à Antropologia, avalie as afirmações a seguir como V para as verdadeiras e F para as falsas:
I - A Antropologia é composta por dois grandes grupos estruturantes, quais sejam, a Antropologia Física e a Antropologia Biológica.
II - A Paleontologia está inserida na Antropologia Biológica e tem relações com a Arqueologia e a Genética, dentre outras áreas.
III - A Etnologia corresponde, atualmente, ao principal campo de atuação no âmbito da Antropologia, por conta de sua abrangência.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V.
Alternativa 2:
F, V, V.
Alternativa 3:
V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, F.
Alternativa 5:
F, F, V.
Questão 4 de 10
Soluções para a tarefa
I. Falso. A Antropologia é composta por dois grandes grupos estruturantes, a antropologia cultural e a antropologia física, também chamada de antropologia biológica.
II. Verdadeiro. A Paleontologia está inserida na Antropologia Biológica, relacionando achados arqueológicos com descobertas e estudos genéticos, além de outras disciplinas.
III. Verdadeiro. A Etnologia corresponde, atualmente, ao principal campo de atuação no âmbito da Antropologia, visto que o termo "antropologia" está deixando de ser utilizado em função de um pré-conceito étnico que foi associado a ele durante muito tempo.
Alternativa 2: V, F, F.
Abraços!
Resposta correta: F,V e V. até porque, os grupos que estruturam a Antropologia: a Antropologia Física ou Biológica e a Antropologia
Cultural.
é, hoje, o principal campo de atuação da Antropologia, uma vez que corresponde;
a praticamente tudo o que há na sociedade “seus modos de produção econômica, suas técnicas, sua organização política e jurídica, seus sistemas de parentesco, seus
sistemas de conhecimento, suas crenças religiosas”