Defina os seguintes termos:
a) Aerossóis
b) Agente de risco
c) Biossegurança
d) Material biológico
e) Acidente químico ou biológico
f) Incidente químico ou biológico
g) Patogênico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aerossóis: Partículas finas de um líquido, sólido em um gás.
Agente de risco: Substâncias que podem causar danos às pessoas.
Biossegurança: Ações para proteger os trabalhadores, pacientes enquanto uma pesquisa estiver sendo feita.
Material biológico: Fluídos orgânicos infectantes ou não infectantes.
Acidente químico ou biológico: Exposição de uma pessoa aos fluidos orgânicos.
Incidente químico ou biológico: Contaminação química ou biológica.
Patogênico: Organismo que causam doenças infecciosas.
Resposta:
a) Aerossóis: É a designação dada a pequenas partículas de um líquido ou sólido que estão em suspensão no ar na forma de um gás. As neblinas, nuvens e desodorantes, são exemplos de aerossóis líquidos. Enquanto a poeira e a fumaça são tipos de aerossóis sólidos. Esta palavra é formada por "aero", que significa "ar" e "sol" remete para uma solução. Ou seja, aerossol é uma solução que está dispersa no ar.
b) Agente de risco: Os agentes de risco são substâncias que quando expostas no limite de tolerância podem causar danos à saúde. Por isso, os agentes de risco podem não ter consequências imediatas, pois podem depender de fatores como: tempo de exposição ao risco, intensidade, quantidade de agentes presentes no ambiente e mais. Os agentes de risco são classificados em 5 tipos:
Risco Físico (cor Verde): Formas de energia perceptíveis ao sentido humano.
Risco Químico (cor Vermelho): Substâncias químicas que estão presentes no ambiente são classificados em gases, vapores e aerodispersóides (estes últimos são subdivididos ainda em poeiras, fumos, névoas, neblinas, fibras).
Risco Biológico (cor Marrom): São os agentes que se apresentam na forma de micro-organismos e parasitas infecciosos vivos e suas toxinas.
Risco Ergonômico (cor Amarelo): Agentes ergonômicos são os que fazem a relação direta homem x postos de trabalho e que possam interferir negativamente nos trabalhadores.
Risco de acidente (cor Azul): Situações da estrutura física que influenciam na ocorrência de acidentes.
c) Biossegurança: Conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.
d) Material biológico: Material que tem tecido ou fluído constituinte do organismo humano, tais como excrementos, fluídos corporais, células, tecido, órgãos ou outros fluídos de origem, humanas ou isoladas a partir desses.
e) Acidente químico ou biológico: Exposição de uma pessoa aos fluidos orgânicos onde pode ocasionar: lesão corporal; potencial desenvolvimento de doenças; perda/redução da capacidade do colaborador; ou até a morte. Em outras palavras, um acidente ocorre quando alguma coisa não programada impede que tarefas continuem a ser executadas, de maneira totalmente inesperada e somada a um risco fora do controle.
f) Incidente Químico ou biológico: Ocorrência que tem potencial de ocasionar um acidente, isto é, um fato que ainda não gerou danos a pessoa, porém, é capaz de desencadear consequências mais graves, caso seja negligenciado a exposição de uma pessoa aos fluidos orgânicos.
g) Patogênico: Organismo, microscópico ou não, que produz infecção ou doenças infecciosas nos hospedeiros em condições favoráveis. As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos. São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico.
Explicação:
Enfermeira Samantha Fernandes. Para mais dúvidas deixe aqui.