de que modo a filosofia de heráclito se situa em relação à cosmologia dos milésios?
Soluções para a tarefa
Milésios são os pensadores da Escola de Mileto, fundada no século século VI a.C. sendo seus principais filósofos Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto.
Cosmologias são conhecimentos a respeito de elementos primordiais e naturais. O pensamento cosmológico tem a ver com o que é eterno e de onde tudo surge, nasce, brota.
Para Tales de Mileto, (640-548 a.C.) , a água seria o elemento primordial (a arché) de tudo o que existe.
Para Anaximandro de Mileto (610-547 a.C.) o princípio gerador de todas as coisas, seria o "apeiron", o indeterminado, o infinito, o ilimitado, elemento original de todos os seres.
Para Anaxímenes de Mileto (588-524 a.C.), o elemento gerador de tudo é o ar. Através da rarefação e da condensação, o ar forma tudo o que existe.
Para Heráclito de Éfeso, o princípio gerador era o elemento fogo, de modo que, “Tudo flui” e “Nada é permanente, exceto a mudança”, conceito denominado como “Devir”, o tornar-se, do vir-a-ser, sujeitas ao “logos”, a razão.
A filosofia de Heráclito de Éfeso se situa em relação à cosmologia dos milésios como “Filosofia Unitarista", dado o sentido em comum do pensamento cosmológico, como princípio fundamentado em uma unidade elementar .
Bons estudos!