De acordo com os estudos, compreende-se que a gestão do conhecimento envolve duas modalidades de conhecimentos, o tácito e o explícito. Elas são igualmente importantes e por isso precisam ser trocadas com outras pessoas ou transformadas. A esse processo, dá-se o nome de conversão do conhecimento. Desenvolvido por Nonaka (2000) e Takeuchi (1997), tornou-se referência nos estudos de conversão do conhecimento e aplicação empresarial, forma sistematizado em um modelo conhecido como SECI.
Sobre este modelo analise as afirmativas e posteriormente assinale a opção composta somente pelas afirmativas corretas.
I. Socialização é o processo de conversão do conhecimento tácito de um indivíduo para o conhecimento tácito de outro indivíduo.
II. Externalização é a conversão do conhecimento tácito para o explícito.
III. Combinação é a troca de conhecimentos explícitos, pode ser feita somente por meio do diálogo.
IV. Internalização é o nome do processo conhecido popularmente como “aprender fazendo”
V. Potencialização é o processo do conhecimento tácito de um indivíduo para o conhecimento de outro indivíduo.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas II, III e IV
b. Apenas nas afirmativas I, II e III
c. Apenas nas afirmativas III, IV e V
d. Apenas nas afirmativas II , III, e V
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta seria I, II e IV.
Explicação:
Resposta de acordo com o capítulo 1, página 11, do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. compreende-se que os processos de conversão de conhecimento foram sistematizados em um modelo conhecido como SECI (socialização, externalização, combinação e internalização). Desenvolvido por Nonaka (2000) e Takeuchi (1997), No caso da gestão de organizações com foco na responsabilidade social, é preciso que todos os processos de conversão sejam bem analisados e adaptados para as necessidades específicas. Sendo a Socialização o processo de conversão do conhecimento tácito de um indivíduo para o conhecimento tácito de outro indivíduo. Externalização a conversão do conhecimento tácito para o explícito. Combinação pode ser feita por meio de diálogos, reflexões e discussões sobre a questão. Dois profissionais de tecnologia da informação podem reunir-se para conversar sobre os métodos que usam para fazer o processo de execução. Internalização é o nome do processo conhecido popularmente como “aprender fazendo” após receber o conhecimento necessário para fazer isso com as normativas corretas.
Resposta:
R: I, II,IV
Explicação: