de acordo com o autor o que o trecho da musica (samba) ¨Livre do açoite nas senzalas, preso na miseria da favela¨sugere sobre a atual situaçao do negro no brasil
POR FAVOR PARA HJ
Soluções para a tarefa
Resposta:o trecho se refere ao samba-enredo da escola de samba carioca mangueira de 1988. o texto questiona se a lei áurea foi suficiente para dar cabo ao processo escravagista que por muito tempo estruturou a sociedade brasileira. com a promulgação da lei em 1888 os negros escravizados não foram inseridos na sociedade de forma digna. a eles coube viver às margens sociais, se organizando em guetos e favelas. a música relaciona a presença das favelas atuais como resquício da escravidão no brasil.
Espero ter ajudado!!
A música "Livre do açoite nas senzalas, preso na miséria da favela", parte do samba enredo de 1988 da escola de samba Mangueira, tem por finalidade expor que a situação do negro no Brasil não foi transformada ao ato de se assinar sua liberdade da escravidão, pois ainda que livre, o mesmo não teve o resgate imediato de sua dignidade ao ser marginalizado, e ter de viver nas favelas.
Tal composição visava "comemorar" os 100 anos da Lei Áurea que teria supostamente sido um marco na história nacional ao reconhecer os direitos dos afrodescendentes.
A música é então uma ironia, ao expor que aqueles que pareciam heróis aos assinar as leis, apenas atendiam as muitas reivindicações dos negros, e que não fizeram nada além disso, pois o negro foi posto à margem da sociedade ao ser visto como um peso sem utilidade.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/12621053
Bons estudos!