Sociologia, perguntado por sandrasbuark, 7 meses atrás

De acordo com Marx, capital e trabalho apresentam um movimento constituído de três momentos fundamentais:
Primeiro, “a unidade imediata e mediata de ambos”; significa que num primeiro momento estão unidos, separam-se depois e tornam-se estranhos um ao outro, mas sustentando-se reciprocamente e promovendo-se um ao outro como condições positivas;
Em segundo lugar, “a oposição de ambos”, já que se excluem reciprocamente e o operário conhece o capitalista como a negação da sua existência e vice-versa;
Em terceiro e último lugar, “a oposição de cada um contra si mesmo”, já que o capital é simultaneamente ele próprio e o seu oposto contraditório, sendo trabalho (acumulado); e o trabalho, por sua vez, é ele próprio e o seu oposto contraditório, sendo mercadoria, isto é, capital.
POR QUE
Segundo Marx, a relação capital, trabalho e alienação promovem a coisificação ou reificação do mundo, tornando-o objetivo, sendo que suas regras devem ser seguidas passivamente pelos seus componentes. (CABRAL, 2016)
Para tanto, o que vem a ser alienação, segundo Marx? Marque uma única resposta correta.

A) O trabalho como uma manifestação essencial do homem, que deixa de ser um “trabalho forçado” e se consolida como uma ação voluntária.
B) O trabalhador como um estranho ao produto de sua atividade, que pertence a outro.
C) É um ato de aproximação do ser homem à sua capacidade de ser e de fazer.
D) O trabalho como uma feliz confirmação de si e o desenvolvimento de uma livre energia física e espiritual, mas antes sacrifício de si e mortificação.
E) O trabalhador consciente frente à dinâmica do trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por antonioad7934819
7

Explicação:

a minha resposta é a letra b

Respondido por heloisagoncalves745
1

Sobre Karl Marx e seu conceito de alienação, é correto afirmar que o trabalhador é entendido como um estranho ao produto de sua atividade, que, por sua vez, pertence ao outro. Alternativa B.

Alienação, segundo Karl Marx

O teórico chega a conclusão que o trabalhador não passa de uma extensão da máquina com a qual trabalha, visto que o valor do seu trabalho é tão somente monetário e expressivamente menor do que o valor que deveria ter, caso o empresário reconhecesse seu esforço.

Sua alienação é relativa ao fato da construção de um objeto que ele desconhece o valor real e da figura do próprio objeto em si, pois, muitas vezes, toma conta de um processo produtivo, como o apertar de parafusos, sem saber se ajuda a construir um carro ou carroça.

A Teoria da Alienação explica as bases da dominação social, já que o trabalhador é o alicerce da sociedade por meio do seu trabalho miseravelmente recompensado, mas não consegue deixar seu trabalho, pois é dele que se sustenta.

Aprenda mais sobre o conceito de alienação para Karl Marx: brainly.com.br/tarefa/44070357

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes