Pedagogia, perguntado por crisqsilveira, 11 meses atrás

) De acordo com alguns estudos, a manifestação do preconceito é individual, mas sua constituição se dá por meio das relações que cada um estabelece, as quais são permeadas por uma determinada história cultural e social.
Considere uma situação, em uma escola de ensino fundamental, em que em que é preciso tratar de questões relacionadas ao preconceito e a situações de violência a ele atreladas.
Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A atuação dos educadores deverá ocorrer de forma grupal, intervindo junto a todos os atores da escola – estudantes, profissionais que atuam na instituição, familiares dos estudantes e comunidade – com o objetivo de conhecer o contexto escolar e todos os aspectos envolvidos na construção do preconceito.
PORQUE
II. O fenômeno do preconceito ultrapassa as relações interpessoais dos estudantes, envolvendo a forma como a sociedade, como um todo, lida com a questão e transmite historicamente os comportamentos estigmatizantes e discriminatórios que potencializam o preconceito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
⦁ As asserções I e II são proposições falsas.
⦁ As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
⦁ A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
⦁ A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
⦁ As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
5

⦁ As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

De acordo com a assertiva I, existe uma fundamentação na origem do preconceito, o qual é tido como uma construção socio-cultural que envolve diversas partes da escola, necessitando de sua integração, para que seja eliminado.

Dessa forma, a asserção II justifica corretamente o fundamento acima citado, no sentido de que os alunos tenham a possibilidade de reconhecer estas atitudes, e não cristalizá-las para o futuro.

Perguntas interessantes