De acordo com a CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), pode-se definir aprendizagem socioemocional como: “Uma parte integral da educação e do desenvolvimento humano. É o processo pelo qual todos os jovens e adultos adquirem e aplicam o conhecimento, as habilidades e as atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções, conquistar objetivos pessoais e coletivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos solidários e tomar decisões responsáveis e carinhosas.” sentido, a orientação é que desde a Educação Infantil, as crianças sejam direcionadas à aprendizagem socioemocional, porque elas podem trazer inúmeros benefícios como: I. Sucesso educacional, como completar seus estudos, sem desistir. II. Sucesso profissional, como uma maior probabilidade de ser contratado e obter sucesso na vida adulta. III. Menor probabilidade de ter algum tipo de problema relacionado a violência ou transgressões sociais. IV. Ter uma vida melhor, mais feliz e equilibrada em todos os aspectos. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
todas as alternativas estão
Explicação:
A alternativa correta é a alternativa 4, pois as competências sócioemocionais contribuem para o sucesso acadêmico, reduz as chaces de problemas relacionados com desvio de conduta social e violência bem como auxilia o indivíduo a ter uma vida mais equilibrada.
O que é a Educação Sócio Emocional?
A educação sócioemocional visa desenvolver a capacidade dos alunos reconhecerem e refletirem sobre suas emoções e seu relacionamento interpessoal exercitando a empatia.
Os benefícios da Educação Sócio Emocional são:
- Redução do abandono escolar;
- Melhora o rendimento acadêmico;
- Desenvolvimento de autocontrole;
- Melhora as habilidades interpessoais;
- Reduz conflitos;
- Reduz bullying;
- Ajuda o professor a ter um melhor controle da sala;
- Melhora o comportamento social;
- Reduz violência;
- Reduz a reprovação escolar.
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC estabelece 5 competências sócioemocionais que devem ser adotadas nas redes de ensino do país, são elas:
- Autoconsciência;
- Autogestão;
- Consciência social;
- Habilidades de relacionamento;
- Tomada de decisão responsável.
Trabalhando as competências sócioemocionais espera-se que as escolas possam preparar os alunos para serem cidadãos com boas relações interpessoais que agem de forma ética, consciente, responsável e empática.
Para saber mais sobre a educação sócioemocional acesse https://brainly.com.br/tarefa/25020011
#SPJ2