Daniel Munduruku afirma que em uma sociedade como a não indígena a tecnologia está a serviço de quem pode pagar por ela. Pense nas inovações atuais desenvolvidas em todas as áreas - saúde comunicação transporte conhecimento etc. - e com os colegas discuta se elas são usufruídos por todos da mesma forma. Depois, labore uma frase que sintetize sua opinião
jgabi7301:
Hi lorenaa
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
Oi, tudo bom?
Entenda:
Os avanços científicos são usufruídos por todos da mesma forma?
Não, as diferentes camadas da sociedade não tem acesso à mesma tecnologia ao mesmo tempo. Geralmente as camadas mais ricas ou de maior prestígio social da sociedade tem acesso primeiro às tecnologias existentes, e somente com o passar do tempo essas invenções chegam aos mais pobres.
Exemplos:
- Pense em um celular de última geração que custa R$4.000 (4 mil). Quando ele for lançado, quem terá dinheiro para adquirir essa nova tecnologia? Certamente não é o pai de família que sustenta uma casa com salário minimo, e sim quem tem mais dinheiro.
- Uma criança precisa de um tratamento, porém o remédio é novo no mercado e é muito caro para que a sua família compre. Ou seja: o remédio (tecnologia) existe, porém não é acessível para todos.
- Um pesquisador descobre um novo método para os estudos. Primeiro ele vai abrir essa descoberta para a comunidade científica, e só depois o restante das pessoas vai usufruir dessa descoberta.
Frase que sintetiza a situação:
A tecnologia está a serviço das classes dominantes e não para o uso da população pobre que não pode pagar por ela ou quem não está inserido dentro da elite de um país, como os indígenas. Sendo assim, a tecnologia não chega para todos da mesma formam.
Estude mais em:
- Definição de tecnologia
https://brainly.com.br/tarefa/20203779
- Categorias de tecnologia
https://brainly.com.br/tarefa/9816101
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes
Sociologia,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás