Crise econômica e política
A situação do país mudou com o agravamento da crise política e econômica ancorada na exploração e no processamento de petróleo, a economia venezuelana não resistiu às crises de 2008 e de 2012. As receitas despencaram e, a partir de então, a Venezuela vem vivendo com a escassez de produtos e racionamento de energia elétrica. Muitas de suas indústrias siderurgia e metalurgia vêm trabalhando com percentuais bastante abaixo de sua capacidade produtiva. Atualmente, o país importa grande parte dos produtos consumidos internamente.
A Venezuela possui uma economia mista baseada no mercado do petróleo, sendo um dos principais exportadores de petróleo do mundo. O setor industrial representa cerca de 17% do PIB, e o setor agrário representa cerca de 3%. O país exporta produtos, como arroz, milho, frutas e carnes bovinas, contudo, não autossuficiente nesse setor.
Em 2001, a agricultura representava cerca de 5% do PIB da Venezuela. O país continua dependendo das importações dos produtos agrícolas e alimentares. Mas apesar, de possuir um território abundante para a produção agrícola, 70% dos cereais consumidos, são importados.
A Venezuela tem passado por uma grave crise política e econômica, gerando problemas humanitários vivenciados por sua população. Segundo relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA –2019), em 2018 cerca de 5.000 venezuelanos abandonaram o país por dia, por conta de problemas de “escassez de alimentos e medicamentos, hiperinflação, violência generalizada, colapso econômico (...) e a violação em massa e sistemática dos direitos humanos”. Neste mesmo ano, “3,4 milhões de venezuelanos, aproximadamente mais de 10% da sua população, fugiram para diferentes destinos da
América Latina e Caribe”.
RESPONDA:
a) Caracterize a economia Venezuelana.
b) Aponte as causas da crise política e econômica na Venezuela.
c) Como a população tem vivido com essa situação?
por favor me ajuda
dasilvaguilhermerodr:
espero ter ajudado ana
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Apenas A é verdadeira, pois o Brasil tem recebido milhares de imigrantes venezuelanos em função da crise econômica, sendo que a queda no valor do barril de petróleo é que fez a Venezuela mergulhar de vez na crise.
A real razão da crise econômica na Venezuela é relativamente simples: os governantes venezuelanos não diversificaram a economia, tornando-a exclusivamente dependente da produção de petróleo. Outro aspecto essencial é o regime totalitário imposto por Maduro.
Explicação:
abraço
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás