contribuição de Jânio Quadros para a instabilidade política do Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta Completa.
Explicação:
Nas eleições de 1960, após o governo de JK, Jânio Quadros entra na disputa como quem resolveria tudo, e fez a sua campanha ao lado de uma vassoura, pois falava que iria "limpar" a corrupção do Governo Federal.
Houve a eleição Jânio Quadros vence com a poio de Carlos Lacerda (Líder da UDN, partido a favor do livre mercado alinhado com os USA). Assim todos imaginavam que Jânio iria se alinhar com o mercado mundial unindo-se aos USA, pois estavamos nesta época em plena guerra fria ou você é USA ou é URSS.
Mas Jânio simplesmente seguiu outro caminho, o mesmo queria fazer comércio com o mundo inteiro sem o viés ideológico, assim uma de suas atitudes foi de repreender os USA por fazer o embargo econômico em Cuba (a revolução da mesma era recente).
Após isto ele anuncia a retomada das relações comerciais e diplomáticas com a URSS, isso mesmo o cara é louco.
Não feliz, Che Guevara vem ao Brasil e ele é a estrela da Ordem Rosa Cruz, uma das maiores honrarias da época ao líder comunista.
Jânio só esqueceu que quem o colocou foram os apoiadores dos USA, e com todas essas medidas ficaram pistolas com o mesmo. A pressão foi tanta que o próprio Jânio renuncia ao cargo de Presidente da República dia 25 de agosto de 1961.
Crente que o povo iria as ruas pedir a volta dele, ele sai do governo. Mas para piorar o seu Vice João Joulart (Jango) estava na China comunista, isso foi o estopim, os militares ligados ao Carlos Lacerda não queriam deixar o Jango voltar e o outro lado queria que ele voltasse.
Para não acontecer uma guerra civil, o congresso de comum acordo com as duas partes, decidem fazer o Brasil parlamentarista até 1963 onde haveria um plebiscito para saber se continuaria ou não.
Assim dia 2 de setembro de 1961 o Brasil vira parlamentarista, e dia 7 de setembro Jango volta ao Brasil.
E o Primeiro Ministro de Jango seria o Tancredo Neves do (PSD).
Está ai toda a história das tretas de Jânio. Abraço;