História, perguntado por eyk58, 7 meses atrás

continua marcando o Reino de Gana destacou-se pela produção de um produto que estabeleceu por um período as regiões mediterrâneas africanas e europeias:
a )Diamante
b) ouro
c) cobre
d) Ferro​


heitormr2007: estou com duvida
heitormr2007: acho que é ouro
heitormr2007: só estou confirmando
heitormr2007: estou olhando aqui uma materia que eu tenho, espere um pouquinho

Soluções para a tarefa

Respondido por heitormr2007
1

Resposta:

Letra B. Ouro.

Explicação:

A economia comercial de Gana atingiu seu auge no século VIII, ao interligar as regiões do Norte da África, Egito e Sudão. Entre os principais produtos comercializados estavam o sal, tecidos, cavalos, tâmaras, escravos e ouro. Esses dois últimos itens eram de fundamental importância para a expansão econômica do reino de Gana e o considerável aumento da força de trabalho disponível. Entre os mais importantes centros urbano-comerciais desse período destacamos a cidade de Bambuque.

O ouro era escoado principalmente para a região do Mar Mediterrâneo, onde os árabes utilizavam na cunhagem de moedas. Para controlar as regiões de exploração aurífera, o rei era responsável direto pelo controle produtivo. Para proteger a região aurífera, o uso de lendas sobre criaturas fantásticas era utilizado para afastar a cobiça de outros povos. O sal também tinha grande valor mediante sua importância para a conservação de alimentos e a retenção de líquido para os povos que vagueavam no deserto.

O reino de Gana começou a sentir os primeiros sinais de sua crise com o esgotamento das minas de ouro que sustentavam a sua economia. Além disso, após o século VIII, a expansão islâmica ameaçou a estrutura centralizada do governo. Os chamados almorávidas teriam empreendido os conflitos que, em nome de Alá, desestruturaram o Reino de Gana. A partir de então, os reinos de Mali, Sosso e Songai disputariam a região.


heitormr2007: espero ter ajudado (:
Perguntas interessantes