Considere que exista um gene com dois alelos: um dominante, que permite a expressão de cor, e um recessivo, que não permite a expressão de cor. Considere, ainda, que, em um oceano, existam duas ilhas próximas e que, na ilha 1, todos apresentem pelagem branca e, na ilha 2, todos tem pelagem selvagem. Nesse contexto, considere que a consequência de uma atividade vulcânica tenha sido o surgimento de uma ponte entre as duas ilhas, o que permitiu o trânsito dos ratos nas duas ilhas. Suponha que, em decorrência disso, todos os acasalamentos tenham ocorrido entre ratos de ilhas diferentes e a geração seguinte (F1) tenha sido composta exclusivamente de ratos com pelagem selvagem.
Considerando-se que os acasalamentos para formação da próxima geração (F2) sejam ao acaso, é correto afirmar que essa geração será constituída de ratos com pelagem:
a) branca.
b) selvagem.
c) 50% branca e 50% selvagem.
d) 75% branca e 25% selvagem.
e) 75% selvagem e 25% branca.
Soluções para a tarefa
Respondido por
66
Se todos acasalaram e temos somente filhotes selvagens, logo os pais eram SS (pelagem selvagem) e bb (pelagem branca). A F1, será Sa, a geração F2 será Sa, SS, aS e aa. Portanto temos 75% selvagem e 25% branco
Respondido por
36
Podemos afirmar que na situação na qual os acasalamentos para formação da próxima geração (F2) sejam ao acaso, essa geração será constituída de ratos com pelagem:
e) 75% selvagem e 25% branca.
Para responder esse tipo de questão, deveremos levar em consideração que
se todos os indivíduos acasalassem e com isso acabassem por gerar somente filhotes selvagens, então os pais seriam genótipo SS (pelagem selvagem) e bb (pelagem branca).
Então,
a geração F1 será Sa,
a geração F2 será Sa, SS, aS e aa.
Por fim, teremos: 75% selvagem e 25% branco.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/939902
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Administração,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás