Química, perguntado por joaomrcs2017, 1 ano atrás

Considere que ácidos monocarboxílicos sejam as únicas espécies ácidas presentes em um hidrolato e que, para determinar a concentração de ácidos na amostra, uma alíquota de 50,0 mL tenha sido titulada com uma solução padrão de NaOH (aq) 0,01 mol/L. Considere, ainda, que o ponto de equivalência da titulação tenha sido atingido quando 11,0 mL da solução de NaOH foram adicionados. A partir dessas informações, calcule a concentração de ácidos no hidrolato, em mmol/L. Após efetuar todos os cálculos solicitados, despreze a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista. Coloque somente os númerosConsidere que ácidos monocarboxílicos sejam as únicas espécies ácidas presentes em um hidrolato e que, para determinar a concentração de ácidos na amostra, uma alíquota de 50,0 mL tenha sido titulada com uma solução padrão de NaOH (aq) 0,01 mol/L. Considere, ainda, que o ponto de equivalência da titulação tenha sido atingido quando 11,0 mL da solução de NaOH foram adicionados. A partir dessas informações, calcule a concentração de ácidos no hidrolato, em mmol/L. Após efetuar todos os cálculos solicitados, despreze a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista. Coloque somente os números

Soluções para a tarefa

Respondido por lucelialuisa
2

Olá!

Os ácidos monocarboxílicos são aqueles que possuem apenas um único grupo funcional carboxila, ou seja, 1 mol de acido presente irá liberar 1 mol de íons hidrogênio.

Como o NaOH também libera 1 mol de íons hidroxila, a reação entre eles na titulação será com uma razão de 1:1. Logo, teremos que:

Concentração Ácido = 0,01 x 11 ÷ 50

Concentração Ácido = 0,0022 mol/L

Assim, a concentração de acido no hidrolato é de 0,0022 mol/L ou 2,2 mmol/L. Como o exercício pede para desprezar a parte fracionária, temos que a concentração é de 2 mmol/L.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes