Considere o gráfico a seguir, que representa as variações das pressões máximas de vapor da água pura (A.P.) e duas amostras líquidas A e B, em função da temperatura. Pode-se concluir que, em temperaturas iguais: a) a amostra A constitui-se de um líquido menos volátil que a água pura. b) a amostra B pode ser constituída de uma solução aquosa de cloreto de sódio. c) a amostra B constitui-se de um líquido que evapora mais rapidamente que a água pura. d) a amostra A pode ser constituída de solução aquosa de sacarose. e) as amostras A e B constituem-se de soluções aquosas preparadas com solutos diferentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra b) a amostra B pode ser constituída de uma solução aquosa de cloreto de sódio
Explicação:
A alternativa 2 é a correta: a substância B tem ponto de ebulição maior que o da água e pode ser sim uma solução aquosa de cloreto de sódio, uma vez que o soluto irá aumentar a temperatura de ebulição da água.
Observando o gráfico dado no enunciado pode-se afirmar que a amostra B pode ser constituída por uma solução aquosa de cloreto de sódio (também conhecido como sal de cozinha). Portanto, a alternativa correta é a opção B).
Por que a amostra B pode conter cloreto de sódio em sua solução?
Pode-se inferir que a amostra B pode conter NaCl em sua solução pois é possível observar que seu ponto de ebulição é maior em comparação com a água pura, o que seria esperado em uma solução que contenha um sal - devido as propriedades coligativas (ebulioscopia).
Saiba mais sobre Propriedades Coligativas em: brainly.com.br/tarefa/1978479
#SPJ2